sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Proposta de municípios de Campo Grande, Jacarepaguá e Rio de Janeiro

 

Acima encontra-se uma proposta de divisão e formação dos municípios de Campo Grande, Jacarepaguá e Rio de Janeiro. Fonte: Jornal do Brasil, 12 de abril de 1987.
No ano citado acima, houve uma movimentação por emancipação do bairro de Campo Grande e/ou parte da Zona Oeste do Rio e do bairro ou Baixada de Jacarepaguá (ou Jacarepaguá e Barra da Tijuca).
As propostas consideravam que os novos municípios apresentariam as "três vocações principais do Rio de Janeiro ", com a Zona Oeste representando uma função rural; a Baixada de Jacarepaguá se destacando com os polos de informática, confecções e ótica; e o que "sobrou" do Rio, da Gávea a Marechal Hermes, ficando como o principal polo turístico.
Com a divisão, a cidade do Rio de Janeiro ficaria com 2,4 milhões de eleitores, e Campo Grande ficaria com a maior área.

Fonte de consulta: Reflexões em desenvolvimento territorial: limites, vivência e políticas no Oeste metropolitano do Rio de Janeiro. Artigo Territórios da institucionalidade: breve histórico das mobilizações em torno da emancipação da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro (1956-1987) - Marcio Rufino Silva.

4 comentários:

  1. Boa noite meu caro!
    Me parece que esta ideia de divisão na época citada, não agradou a alguns políticos influentes. Pois, não partilhavam um ideal de desenvolvimento da região oeste da cidade do Rio. Mas, intuiam prejuízos com a redução de um eleitorado cativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu amigo. Com certeza. Geralmente, quando surgem propostas de emancipação, infelizmente as pautas sobre melhorias para a população só ficam na teoria, prevalecendo os interesses dos políticos envolvidos. Um grande abraço. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
    2. Sensacional! Amei a reportagem e a referência a está página no Face! Amamos muitíssimo!!!!

      Excluir
    3. Boa tarde. Muito obrigado. Continue seguindo o blog.

      Excluir