sexta-feira, 3 de setembro de 2021

O antigo clássico rural

 

Campo Grande e Bangu vão muito além de serem bairros geograficamente próximos. Podemos citar algumas coisas em comum, como o fato de apresentarem calor excessivo, principalmente no verão carioca; outro fato é a origem do bairro de Campo Grande, que segundo historiadores, teve sua gênese com a capela de Nossa Senhora do Desterro, inicialmente construída nas terras que hoje fazem parte do bairro de Bangu. E não podemos deixar de citar o futebol.
Os dois bairros possuem clubes, com destaque para o Campusca, o galo 🐓 da Zona Oeste, e o Bangu, clube conhecido por seu histórico de inclusão social.
A partir da década de 1960, os dois clubes da Zona Oeste passaram a criar uma rivalidade futebolística entre eles, o que ficou conhecido como o "clássico rural", devido ao fato da região ser conhecida como Sertão Carioca, antiga Zona Rural do Rio de Janeiro.
No dia 16 de setembro de 1962 houve a primeira partida oficial entre os dois clubes, com vitória do Bangu por 3x2, no estádio Moça Bonita. O time do Campo Grande era formado por jogadores como Barbosa, Brandãozinho, Décio, Adilson, Nelsinho, Russo, Roberto Peniche, entre outros.
Os clubes continuaram se enfrentando, principalmente em campeonatos cariocas, com o último confronto datando o campeonato carioca de 1995, com vitória do time alvirrubro por 6x2.
Durante suas trajetórias, os dois times conquistaram títulos e colocações importantes. O Campo Grande orgulha-se da conquista da Taça de Prata de 1982; o Bangu possui 2 cariocas e foi vice-campeão brasileiro em 1985, perdendo nos pênaltis para o Coritiba, no Maracanã. 
Atualmente, os clubes não se encontram nos seus melhores dias, nem a rivalidade de outrora chama atenção, mas com certeza ainda são motivo de orgulho de seus torcedores, apaixonados pelo chamado "futebol raiz".

2 comentários:

  1. A Pandemia de Covid-19 não tem sido cruel apenas no âmbito da Saúde. Mas, também no aspecto financeiro que envolve inúmeros projetos. Dentre eles, o ressurgimento do Galo da Zona Oeste. Uma lástima para os que ainda sonham em reve-lo atuante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Claudio. Com certeza, a pandemia também atingiu os clubes de menor expressão, atrapalhando em muito a economia desses times. Mas mesmo assim eles resistem. Muito obrigado pela visita ao blog. Um abraço.

      Excluir