domingo, 27 de setembro de 2020

Dia de Cosme e Damião

 


Dia de Cosme e Damião: no catolicismo, comemorado no dia 26 de setembro; nas religiões de matrizes africanas e sendo a data mais popularmente conhecida, 27 de setembro. Pra mim, a data ultrapassa a questão da religiosidade, sendo atrelada à cultura brasileira, mais especificamente do Rio de Janeiro, podendo (me atrevo a dizer) a ser, em partes, comparada às comemorações e andanças das crianças norte-americanas no Halloween. 
Com certeza, Cosme e Damião fazem parte das minhas memórias de infância e de muitas outras pessoas. Lembro-me que no dia dos santos, já criava uma expectativa de receber doces e de correr atrás dos mesmos, acumulando-os ao final do dia, como se fossem troféus. Era um dia quase que dedicado a isso (depois de vir da escola, é claro!).
Mártires cristãos, nascidos em 27 de setembro, no fim do século III, na Ásia Menor, na cidade de Egéia, ainda bem jovens dedicaram-se aos estudos de medicina. Ao contrário dos curandeiros, nada cobravam pelos seus serviços. Com isso, tornaram-se famosos e assim eram constantemente solicitados em toda a região.
No ano de 306, Diocleciano ordenou violenta perseguição aos cristãos na Síria, através de Galério. Cosme e Damião sofreram um interrogatório e não negaram a fé cristã. Por isso receberam a condenação à morte.
Segundo a tradição, depois de torturados, foram jogados ao mar, sendo "devolvidos". Foram ordenadas novas torturas e a morte na fogueira, mas o fogo não os queimou. Resolveram então decapitá-los juntamente com outros 3 irmãos.
Segundo uma lenda, no momento da execução foram envolvidos por uma nuvem que os transportou para a "vida eterna".
Muitas curas milagrosas foram atribuídas a São Cosme e Damião após a morte dos dois. São considerados patronos dos médicos. Considerados também protetores das crianças. 
O fato é que atualmente a movimentação no dia de Cosme e Damião é bem menor, porém não menos importante, mantendo a tradição religiosa tão marcante de tempos atrás.

Fonte consultada: Meu livro de pesquisas. Edições Castor - 2°volume. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário