quinta-feira, 11 de junho de 2020

Corpus Christi, Santa Juliana e o bairro de Campo Grande

   O Corpus Christi é uma data muito aguardada pelos católicos, pois é considerada a homenagem ao sacramento da Eucaristia, o corpo e sangue de Cristo. Para os católicos não praticantes (se é que essa definição possa existir) trata-se de uma respeitada tradição; e para o restante, mais um belo feriado para ser aproveitado.
    Ocorrendo numa quinta-feira, podendo ser entre maio e junho, sempre após a festa da Santíssima Trindade, 60 dias após a Páscoa, o dia de Corpus Christi é lembrado também por fiéis que decoram as ruas com os tradicionais tapetes de Corpus Christi, sendo muito comuns em várias cidades do Brasil, confeccionados com serragens, borra de café, areia, flores, entre outros, representando cenas bíblicas, objetos devocionais, figura de Cristo, do pão e do cálice.
     A origem remonta ao século XIII, quando o Papa Urbano IV, após receber uma confidência (antes de tornar-se Papa) de Juliana de Mont Cornillon, instituiu a solenidade do Corpus Christi.  Santa Juliana (à época Juliana de Mont Cornillon) passara a ter visões que solicitavam à igreja uma festa na qual os fiéis pudessem adorar a Eucaristia para aumentar a fé e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento. 
     Devido a isso, pode-se atribuir a existência da celebração de Corpus Christi à iniciativa de Santa Juliana.
     No bairro de Campo Grande encontra-se uma rua denominada Santa Juliana, próxima à localidade São Basílio. Até aí, nada demais. Porém, colada à essa rua, localiza-se a rua São Basílio. Segundo a tradição, há muito séculos, um dos monges de São Basílio, que duvidava da presença do Cristo na Eucaristia, espantou-se quando a hóstia consagrada se transformou em carne, e o vinho, também consagrado, em sangue.
     Assim, uma rua leva o nome da santa que deu a ideia de celebrar a festa em que o corpo de Cristo sai às ruas; enquanto a rua ao lado leva o nome de um santo que possuiu um monge que duvidou da presença do Cristo na Eucaristia. Coincidência?
     E nesse mesmo local encontram-se ainda outras ruas, umas "ao lado" das outras, com nomes de santos. São as ruas São Gervásio, Santo Irineu e São Cirilo. Quer mais coincidência? Os três santos são do mês de junho, o qual Corpus Christi mais ocorre: São Gervásio, dia 19; Santo Irineu, 28; e São Cirilo, 09 (sendo que este último possui outra data da Igreja Católica em outro mês).
      É o mistério da Eucaristia.



9 comentários:

  1. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre, AMÉM!

    ResponderExcluir
  2. É o mistério da Eucaristia... Somado a tradição católica dos primeiros moradores do local!

    ResponderExcluir
  3. preciso saber sobre Adelino Moreira dou bisneto de seu pai comendador serafim Morei

    ResponderExcluir
  4. Nascido, criado e morador de Campo Grande, mas não conhecia esse fato do bairro. Enriquecedor. Seja católico ou não.

    ResponderExcluir