quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O intendente de Campo Grande

   A imagem acima destaca uma figura relevante do bairro de Campo Grande: Mário Monteiro Alves Barbosa. Médico e único intendente municipal que Campo Grande possuiu, Mário Barbosa nasceu no bairro da Zona Oeste em 23 de abril de  1893, sendo filho de Francisco Alves Barbosa e de D. Francisca Monteiro Alves Barbosa. 
    Formou-se em medicina, em 1920, pela escola de medicina do Rio de Janeiro. Foi eleito intendente municipal em 1926 e reeleito em 1929. A função de intendente municipal era próxima à da câmara dos vereadores, sendo chamada de Conselho de Intendência, composta por sete intendentes, eleitos por voto direto, sendo o presidente encarregado da função de prefeito, na época, do Distrito Federal, atual cidade do Rio de Janeiro. 
    Em 1930 Mário Barbosa afastou -se da política, e em 1933 foi nomeado para a Secretaria de Saúde e Assistência, tendo por 6 anos chefiado o Serviço de Assistência Rural, e depois, por 8 anos, foi diretor do Hospital Rocha Faria. Mais tarde ainda foi chefe do Centro de Saúde, até 1964, mesmo já estando aposentado.
    Casado desde 1927 com  D. Lúcia Arzua Alves Barbosa, este teve 5 filhos: o engenheiro rodoviário Mário, as professoras Leda e Lúcia e os engenheiros Gérson e Paulo.
  Mário Barbosa foi considerado cidadão benemérito de Campo Grande na gestão do administrador regional Mário Renato Câmara Lima dos Guaranys. Também foi homenageado com o nome de uma rua, através de uma iniciativa popular.
    Mário Barbosa faleceu em 1983, e hoje é homenageado dando nome à uma clínica, ao lado do Viaduto Alim Pedro.

 
    Fonte de pesquisa: Jornal Patropi
    Pesquisa: Carlos Eduardo. 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário