O transporte de trem no Rio de Janeiro surgiu com a inauguração da Estrada de Ferro D. Pedro II, em 29/03/1858, construída por iniciativa de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá. O mesmo iniciou a construção sem garantia de juros ou subvenções, praticamente às custas de suas finanças e de dinheiro de seus amigos. Os primeiros 49 km iam até Queimados. Sucessivamente foram inauguradas as estações de São Cristóvão e Sapopemba, atual Deodoro. Mais tarde, com a proclamação da República, passou a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1957 é criada a Rede Ferroviária S.A.; e em 1998, surge o consórcio SuperVia - Concessionária de Transportes Ferroviários S.A.
No dia 02 de dezembro de 1878 é inaugurada a estação de trem de Campo Grande, no mesmo dia em que a estação de Santa Cruz também foi inaugurada. A de Santa Cruz permaneceu até 1910 como ponta de linha do ramal. Nesse mesmo ano foi aberto o trecho seguinte, até o município de Itaguaí, que em 1914 foi prolongado até o município de Mangaratiba.
Até a década de 1930, houve pouca modernização com relação aos trens. Estipulavam que, com a eletrificação dos trens, aumentaria a capacidade de mais passageiros por hora, além de mais conforto e segurança para os usuários. Somente em 1935 foi assinado o contrato de eletrificação das linhas , tendo início em 1936, com a energia elétrica fornecida pela Light & Power. A viagem experimental aconteceu em 21/12/1936, entre Madureira e São Cristóvão. Em 10/07/1937 ocorreu a entrada em operação dos trens elétricos, da estação de D.Pedro II até Madureira. O serviço se estendeu até Bangu e o município de Nova Iguaçu, em 1938.
Somente em 19/04/1944, a eletrificação chega ao trecho Bangu - Campo Grande, e em 10/11/1945, o trecho Campo Grande- Matadouro.
Abaixo, segundo o historiador Benedicto Freitas, o trem que provavelmente inaugurou as estações dos bairros de Campo Grande e Santa Cruz.
Assim, o transporte ferroviário acabou impulsionando a transformação desta região tipicamente rural, facilitando o acesso a outros pontos da cidade.
Abaixo, uma lista com as datas de inauguração de estações e distâncias em relação à Estação 🚉 de D. Pedro II:
LOCAL. DISTÂNCIA. DATA DE CRIAÇÃO
Deodoro 22.056 km 08.03.1858
Vila Militar 24,2 km 01.08.1910
Magalhães Bastos 25,1 km 1914
Realengo 27,4 km 02.12.1878
Bangu 31,8 km 01.05.1890
S. Camará 33,2 km 01.07.1923
Santíssimo 35,9 km 23.11.1890
S. Vasconcelos 39,0 km 07.11.1914
Campo Grande 41,6 km 02.12.1878
Inhoaíba (ex- 45,3 km 01.10.1912
Trindade)
Paciência 49,3 km 01.07.1897
Santa Cruz 54,8 km 1878
Matadouro 56,5 km 01.01.1884
Itaguaí 75,7 km 04.11.1910
Coroa Grande 78,7 km 14.11.1911
Itacuruçá 81,2 km 14.11.1911
Muriqui 85,0 km 05.11.1914
P. Praia Grande 88,2 km 07.11.1914
Ibicuí 95,2 km 23.08.1920
Eng° Junqueira 98,8 km 07.11.1914
Mangaratiba 103,2 km 07.11.1914
Fonte: Estações (Ferrovias do Brasil, IBGE, 1956).
A eletrificação acabou não passando de Santa Cruz e Matadouro, com os trechos para Mangaratiba possuindo trens puxados por locomotivas 🚂 a vapor, e à partir de 1950, por diesel. Muitos apontam que esse fato foi fundamental para o fim do famoso "Macaquinho ", em 1983, apelido do trem que ia de Santa Cruz a Mangaratiba.
Acima a primeira estação de trem de Campo Grande, construída após a criação do ramal para o curato de Santa Cruz.
Fonte: (Jornal Zona Oeste, Edição Especial, n°857. 1992)
Fontes consultadas:
Rumo ao Campo Grande por trilhas e caminhos. José Nazareth de Souza Fróes e Odaléa Ranauro Enseñat Gelabert. Segunda edição - 2005
A inusitada trajetória de uma igreja centenária - Gilson do Carmo Batista. Primeira edição - 2012.
Parabéns por mais esse excelente registro histórico de nossa região!
ResponderExcluirMuito obrigado, meu amigo. Visite o blog sempre.
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