Foto: Arquivo pessoal
A foto acima remete aos anos 1980, rua Taufik Dib, sub bairro Corcundinha, em Campo Grande. A casa em questão é de minha família, na qual residi por 27 anos.
Percebe-se à época a rua ainda de terra, com o asfalto chegando entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Lembro-me que autoridades visitaram a localidade para organizar o asfaltamento e manilhamento, sendo um "evento" para os moradores.
Ainda está bem fresco em minha memória algumas brincadeiras em que praticava nesse cenário, como os jogos de bola de gude e as "corridas de chapinhas", as quais desenhávamos a pista no chão de terra batida e conduzíamos as mesmas com petelecos.
Após o asfalto, um outro benefício chegou: linhas de ônibus começaram a circular no local, dando enfim novos ares ao sub bairro.
Uma outra lembrança dessa época de transformação em meu lugar também tem ligação com a chegada do asfalto: como minha casa ficava em uma pequena elevação, assim que foi implantado o asfalto, o mesmo foi palco de "desfiles" dos tradicionais carrinhos de rolimã, com um barulho provocado pelas rodas que durava boa parte da noite.
E assim foi um momento de minha infância, que ainda guardo muito vivo em minha memória. E a localidade continua seguindo seu rumo, os ônibus não circulam mais, porém o asfalto continua, sendo palco das idas e vindas, da passagem de um transeunte que está sempre entre nós: o tempo.