segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Dia do Folclore

 

No dia 22 de agosto comemora-se o dia do Folclore no Brasil. A data foi instituída em agosto de 1965. 
A palavra Folclore vem do inglês folk-lore, que significa "cultura do povo", ou "conhecimento do povo", palavra esta introduzida pelo inglês William John Thoms.
Pode-se definir Folclore como o conjunto de conhecimentos de um povo, incluindo os costumes, crenças, lendas, músicas, mitos, festas populares e afins. É importante ressaltar que o povo brasileiro é resultado de uma miscigenação de várias origens étnicas, com as tradições desses povos sendo diversas, ocorrendo uma mescla e consequentemente uma fusão, dando origem assim à nossa cultura.
Por um bom tempo, estivemos sujeitos à influência de costumes estrangeiros, que chegou até a criar uma imagem ruim de nosso Folclore, vista inclusive por muitos de nós como algo de mau gosto.
Porém, valorizar nossa cultura e nossos costumes é de extrema importância para nossa valorização, como sentir orgulho em cantar nossas músicas, dançar nossas danças, contar nossos "causos", entre outros.
Assim, a data celebra o nosso conjunto cultural, nossas tradições representadas na identidade social.

Imagem: Meu Livro de pesquisas. Edições Castor. 
Fontes consultadas: todamateria.com.br;
Meu livro de pesquisas. Edições Castor.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

O reservatório Victor Konder, em Campo Grande, à noite

 

Acima encontra-se uma imagem do reservatório Victor Konder, em Campo Grande, à noite, com sua iluminação que pode ser vista de longe. Por um período, a mesma foi interrompida, voltando a funcionar tempos depois.
O reservatório Victor Konder, também conhecido como "Caixa d'água" de Campo Grande, localiza-se no morro do Barata, acima do cemitério do bairro, e foi inaugurado em 1928.
Tombado como patrimônio estadual em 1998, o reservatório é, sem dúvida, um dos pontos mais relevantes do bairro, além de permitir uma das mais belas vistas de Campo Grande. 

Foto: Carlos Eduardo de Souza.