quarta-feira, 30 de março de 2022

Campo Grande campeão da Segunda divisão da Federação metropolitana de futebol

 

Acima está a equipe do Campo Grande A. C., campeão da Segunda divisão da Federação Metropolitana de futebol ⚽️,  no ano de 1947.
A madrinha do esporte amador aparece em pé, no centro. O restante é composto da seguinte forma: em pé, o técnico Modesto, Teixeirinha, Zezé, Dirceu, Walter e Jorge; agachados, Sérgio, Chico, Reginaldo, Décio Esteves e Amarelinho.

Fonte consultada e imagem: Vai dar Zebra, de José Rezende e Raymundo Quadros. 

sexta-feira, 25 de março de 2022

A antiga Sendas em Campo Grande

 

Acima encontra-se uma imagem da inauguração das Sendas, no bairro de Campo Grande, próximo ao Viaduto Alim Pedro, ano de 1972, segundo fontes.
Seu patrono foi Arthur Antônio Sendas, empresário do setor varejista. O mesmo nasceu no Brasil, porém é filho de imigrante português, Manuel Antônio Sendas e Maria Soares Sendas.
Na década de 1960, a Casas Sendas passou por notável crescimento, depois de um armazém adquirido no bairro da Pavuna. Com o tempo, a rede integra outras lojas, diversificando os negócios, criando a rede de Hipermercados Bon Marché e a Casa Show. O grupo chegou a ser a quinta maior rede de supermercados do Brasil. Em 2003, o grupo Pão de Açúcar adquiriu parte do controle acionário das Sendas, iniciando então uma parceria. 
Em 2008, Arthur Sendas faleceu após ser baleado, deixando um grande legado.
No local da imagem, depois o espaço passou por outras denominações até chegar a atual, o grupo Assaí Atacadista.
Abaixo uma edição de uma revista que pertencia ao grupo Sendas.




Fontes consultada: Meriti das antigas & adjacência.
Imagem da inauguração: Memórias do Subúrbio carioca.
Imagem da revista: arquivo pessoal.

sábado, 12 de março de 2022

Campo Grande e Corinthians no Ítalo del Cima

 

Após um ano da conquista da Taça de Prata, equivalente à segunda divisão do brasileiro, o Campo Grande disputou seu segundo e último campeonato brasileiro da primeira divisão, em 1983.
Nessa competição, o Galo da Zona Oeste recebeu um dos mais importantes clubes do Brasil no Ítalo Del Cima. No dia 23 de março o Campusca jogou contra o timão no bairro de Campo Grande e o jogo terminou empatado em 1x1. Luisinho marcou pelo Campo Grande e Casagrande, o Casão, fez o gol do time Paulista.
O Corinthians contava com um elenco composto por jogadores como o goleiro Leão, o "doutor" Sócrates, Biro-Biro, o já citado Casagrande, entre outros.
Para um público de aproximadamente 7 mil torcedores, os dois times tiveram as seguintes escalações:

Campo Grande: Zé Carlos; Ramirez, Neném, Pirulito, Jacenir, Israel, Lulinha, Pingo, Tuchê (Carlos Antônio), Luisinho das Arábias e Luís Paulo (Elci).
Técnico: Fidélis

Corinthians: Leão; Ismael, Mauro, Daniel González (Wagner), Wladimir, Paulinho, Sócrates, Zenon, Ataliba (Paulo Egídio), Casagrande e Biro-Biro.
Técnico: Mário Travaglini.

Árbitro: Manuel Amaro de Lima.

Fonte consultada: Almanaque do Timão. 

quinta-feira, 10 de março de 2022

O antigo Campo Grande Athletico Club

 

O atual Campo Grande Atlético clube foi fundado em 13 de junho de 1940. Entre outros títulos, orgulha-se da Taça de Prata de 1982.
Porém, nem todos sabem que já existiu um outro Campo Grande no bairro: trata-se do Campo Grande Athletico Club. 
Fundado em 16 de maio de 1908, como Campo Grande Football Club, possuía sede na Rua Coronel Agostinho, atual Calçadão de Campo Grande. Doze anos depois, o clube fez fusão com o Paladino Football Club, alterando as cores alvinegras para róseo-negro. Porém, no ano seguinte voltou a vestir o uniforme alvinegro. 
O clube chegou a disputar o campeonato carioca da primeira divisão de 1924.
Alguns indícios supõem que, direta ou indiretamente, o clube possa ter influenciado o atual Campo Grande Atlético clube, o Galo da Zona Oeste . Porém, não há relação do antigo clube com o atual Campusca.

Fontes consultadas: histórias do futebol; Livro Camisas do Futebol Carioca  - Jornal dos Sports - O Imparcial.

segunda-feira, 7 de março de 2022

Os clássicos locais esquecidos do Rio de Janeiro

 

Acima encontra-se uma reportagem do Jornal O Globo, 06/03/2022, sobre algumas rivalidades entre clubes do Rio de Janeiro. Mas não se trata das rivalidades entre Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. Mas sim de clubes de menor expressão, alguns de bairros próximos e de times extintos. 
Como o título ressalta, os clássicos em questão são de rivalidades largadas no tempo, como o "Bisavô", entre América e Bangu; o "Leopoldinense ", entre Olaria e Bonsucesso; o "Clássico rural ", entre Campo Grande e Bangu"; e até um entre times que não existem mais: o "clássico dos ingleses ", entre o Paissandu e o Rio Cricket.
Em comum, esses confrontos já não acontecem há um bom tempo e sequer despertam a antiga rivalidade, sendo hoje apenas uma rivalidade num retrato de parede.


sábado, 5 de março de 2022

Campo Grande x Vasco pelo carioca de 1983

 

Em 23 de outubro de 1983, o Campo Grande recebeu o Vasco da Gama no estádio Ítalo Del Cima, pelo campeonato carioca daquele ano, e venceu por 3x2. Os gols foram marcados por Buga (2x) e Lulinha pelo Campusca. Daniel Gonçalves e Nenê fizeram pelo cruz-maltino. 
Na imagem acima, o primeiro gol do Galo da Zona Oeste, marcado por Buga, desviando de cabeça, vencendo o goleiro Acácio.

Fonte consultada e imagem: Vai dar Zebra, de José Rezende e Raymundo Quadros.