sexta-feira, 4 de junho de 2021

Proposta do Município de Campo Grande

 

Fonte: Jornal do Brasil, 13 ABR. 1982.

Acima encontra-se uma proposta da criação do município de Campo Grande, na década de 1980. O novo município abrangeria os bairros entre Deodoro e Santa Cruz.

O fato é que desde 1968, quando uma lei, promulgada em 14 de junho do mesmo ano, fruto de um projeto de 1967, de autoria do então deputado Frederico Trotta, estabeleceu de forma honorária a "localidade de Campo Grande" ser reconhecida como "cidade", que o bairro passou a despertar desejos por parte de  lideranças locais em emancipar a região, mesmo o título sendo de forma simbólica.

Assim, com o passar dos anos, argumentos foram criados, por parte dos interessados, com o intuito de municipalizar Campo Grande. Entre alguns, citava-se que "com a criação de empregos em Campo Grande, os trens urbanos em direção ao centro da cidade andariam vazios". Também alegava-se que com o crescimento demográfico na Zona Oeste, o Rio de Janeiro não atendia às necessidades da população local.

Com isso, o mapa acima trazia uma proposta de como seria a criação desse novo município, que acabou não se concretizando. 

Fonte consultada e imagem: artigo "Territórios da institucionalidade: breve histórico das mobilizações em torno da emancipação da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro (1956-1987)", de Marcio Rufino Silva. Publicado no livro "Reflexões em desenvolvimento territorial. Denise de Alcantara Pereira e Marcio Rufino Silva (ORGS.)

2 comentários:

  1. Eu estudava na época nas faculdades Moacyr Bastos, e me lembro do plebiscito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sim. Houve um movimento nessa época de uma tentativa de emancipação. Mas não se concretizou. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir