"Ontem faltou água, anteontem faltou luz. Teve torcida gritando quando a luz voltou". Esse trecho de uma canção da Legião Urbana retrata um pouco de minha infância, quando a luz elétrica faltava. E aí, quando a luz voltava, era aquela euforia nas casas, com as pessoas comemorando como se fosse um gol do Brasil em Copa do Mundo.
Só que além da queda de luz e da vibração das pessoas com a sua volta, uma outra lembranca vem à cabeça com relação a esse assunto. É que na casa de meus pais tinha (e tem até hoje) um lampião "movido" a querosene. Quando faltava a luz, meus pais "acionavam " o tal lampião, acendendo-o e iluminando aquele ambiente até que a luz voltasse. E o legal é que quando alguém precisava fazer algo importante em outro cômodo, levava o lampião junto.
Com certeza, esse objeto do passado fez parte de minha infância, guardado em minha memória, e ainda preservado por minha mãe, como mostra a foto abaixo.
I
Excelente esse registro histórico de um tempo que já passou. Mas que ainda permanece vivo em nossas memórias. No meu tempo de infância e adolescência também usávamos o lampião quando a faltava luz. Parabéns pelo texto!
ResponderExcluirBom dia, meu amigo. Muito obrigado. Grato por mais um comentário e visita sua em meu blog. Um grande abraço.
ResponderExcluir