quinta-feira, 25 de abril de 2024

O antigo BANERJ

 

Imagem: Elder Veríssimo 

Na Rua Augusto Vasconcelos, em Campo Grande, até o início dos anos 2000, localizava-se o BANERJ (Banco do Estado do Rio de Janeiro), onde hoje está o ITAÚ, que ocupou o mesmo prédio. 
Por muito tempo, o banco foi uma referência na paisagem do bairro de Campo Grande, com seus dois tons de verde, com o nome no meio. Durante a década de 1980, a instituição teve seu logo estampado na Fórmula 1, representado nos carros e uniformes do lendário Ayrton Senna, além de ter no Maracanã seu nome também representado.



Imagem: fotografia folha.Uol.com.br

Lembro de minha infância, quando às vezes ia com minha mãe e minha saudosa avó materna enfrentar longas filas na agência da já citada rua, nos famosos dias de pagamento. Filas essas que ficaram mais acentuadas no governo Collor e na transição para o Real.
Em 1997, o BANERJ foi leiloado na Bolsa de valores do Rio de Janeiro, com o grupo Itaú arrematando 190 agências. 
No ano de 2004 o grupo Itaú anuncia a incorporação do BANERJ, pondo fim a mais um capítulo da história do bairro.

3 comentários:

  1. Lembro de meu pai, indo receber o pagamento dele. Saia de casa seis horas da manhã. enfrentava a fila com meus tios e os amigos de "Repartição", e a resenha durava até o banco BEG abrir. Eu de saco cheio, mas curtia, aquele saudosismo deles em relação ao tempo de trabalho. Eram historias hilárias, como do tempo que o pagamento era na sessão. Vinha o tal carro pagador. Faz tempo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, meu amigo. Eu também enfrentava essas filas com minha mãe e minha avó, e também achava um saco. Mas depois era recompensado com minha vó comparando algum agrado pra mim. Bons tempos. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir