segunda-feira, 4 de março de 2019

Nada do que foi será...

   Foto: Arquivo pessoal

    A imagem acima remonta a um tempo de aproximadamente entre as décadas 1960/1970. Trata-se da região do Mendanha, muito antes da chegada do West Shopping, das residências que vieram junto a ele, do crescimento do comércio e dos serviços e do trânsito caótico na localidade. 
    A mesma imagem está inserida em meu segundo livro, "A criação de um subcentro em Campo Grande", o qual aborda justamente as transformações ocorridas na área e adjacências após a chegada do shopping já citado.
    A foto pertence à minha família, a qual traz meu saudoso pai à direita. De uma forma direta ou indireta, acho que consegui eternizá-lo através de meu livro. 
    A imagem aponta uma paisagem ainda meio que rural, com um começo tímido de urbanização, característica de boa parte da Zona Oeste à época, a chamada Zona Rural.
    E assim, já se foi o tempo em que Campo Grande era uma ilha, a milhas e milhas de algum lugar, longe dos grandes centros. E assim o futuro não é mais como era antigamente.

    "Nosso bairro é muito grande e tão pequeno
      tão distante do horizonte do país
      Campo Grande é tão pequeno e tão ingênuo
      Estamos longe demais das capitais".

    Texto adaptado com base na música "Longe demais das capitais", de Humberto Gessinger.
  

2 comentários:

  1. Campo Grande está longe, mas é um lugar bom para se morar. Gostei da foto do seu pai. Já o carro me fez recordar dos tempos da minha infância. Tive um primo que tinha um igualzinho.
    Gostei, gostei demais! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, meu amigo. Campo Grande é um longe necessário, porém perto do que precisamos. Um abraço.

      Excluir