quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Os "lotações " do Sertão Carioca

 No século XIX, mais precisamente em 1878, com a inauguração da estação de trem de Campo Grande, o bairro inicia sua trajetória com relação aos grandes meios de transporte. Já no final do mesmo século, chegam os bondes (ainda movidos à tração animal) à região, o antigo Sertão Carioca; e já nas primeiras décadas do século XX, os bondes elétricos. 

Mais à frente, como alternativa aos meios de transporte, surgem os veículos que ficaram conhecidos como "Lotação ". Entre às décadas de 1940 e 1960, nem todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro eram servidas por linhas de ônibus, com poucas empresas rodoviárias servindo à cidade, principalmente locais mais distantes do centro, como a então Zona Rural. Por mais que existissem os bondes, esses, além de servirem apenas à algumas localidades, já não estavam dando conta do crescimento populacional do Sertão Carioca.

Nesse contexto surgem os veículos "Lotação ". 

Lotação do sub bairro Magali, em Campo Grande.  Foto pertencente ao acervo de Paulo Roberto Giesteira e família. 

Estes passaram a ser uma alternativa para os moradores dos bairros do Sertão Carioca. Com alguns comportando 7 passageiros, enquanto outros sendo quase do tamanho de um ônibus convencional,  representavam um transporte alternativo para a região, praticamente não estando atrelados a nenhum vínculo formal privado ou estatal, sendo veículos particulares ou no máximo, de pequenas empresas.

Lotação Campo Grande  - 
Imagem. Fonte: Cia Ônibus - Sydney Junior. 

Lotação Campo Grande  - Pedra, numa certa "concorrência " com os bondes na região, por volta de 1955.
Imagem. Fonte: Carris Carioca.

Com o passar do tempo, este meio de transporte alternativo, que serviu muito à população da Zona Oeste, foi sendo substituído pelas Kombis, e mais tarde, pelas Vans, meios de transporte que continuam como opção para a grande massa populacional suburbana/periférica.



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