No século XIX, mais precisamente em 1878, com a inauguração da estação de trem de Campo Grande, o bairro inicia sua trajetória com relação aos grandes meios de transporte. Já no final do mesmo século, chegam os bondes (ainda movidos à tração animal) à região, o antigo Sertão Carioca; e já nas primeiras décadas do século XX, os bondes elétricos.
Mais à frente, como alternativa aos meios de transporte, surgem os veículos que ficaram conhecidos como "Lotação ". Entre às décadas de 1940 e 1960, nem todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro eram servidas por linhas de ônibus, com poucas empresas rodoviárias servindo à cidade, principalmente locais mais distantes do centro, como a então Zona Rural. Por mais que existissem os bondes, esses, além de servirem apenas à algumas localidades, já não estavam dando conta do crescimento populacional do Sertão Carioca.
Nesse contexto surgem os veículos "Lotação ".
Lotação do sub bairro Magali, em Campo Grande. Foto pertencente ao acervo de Paulo Roberto Giesteira e família.


Nenhum comentário:
Postar um comentário