Foto: @altodecg Campo Grande do Alto
O bairro de Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, se compõe, basicamente, do lado de lá e do lado de cá (não necessariamente nessa ordem), graças e/ou culpa de uma linha férrea, que separa o bairro.
O lado de cá geralmente é considerado o melhor (será?), mas durante a semana todo mundo vai pro lado de lá, porque o lado de lá tem mais comércio e serviços do que o lado de cá. O lado de lá, porém, tem uma coisa definitivamente melhor do que o lado de cá: do lado de lá se vê o lado de cá e não se vê o lado de lá (isso está nos olhos de quem vê).
Para o pessoal do lado de cá ir bater perna e comprar do lado de lá e pro pessoal do lado de lá vir trabalhar do lado de cá existe um viaduto (na verdade existem dois, mas me refiro ao mais antigo) que sai do lado de cá e vai até o lado de lá ( ou vice-versa?) passando por cima da tal culposa, (ou dolosa) linha férrea, além de passarelas e um túnel.
Do lado de cá tem shoppings (do lado de lá também); do lado de lá tem McDonald's (idem do lado de cá); Guanabara tem lá e cá; Caixa Econômica de lá pra cá... aliás, tem McDonald's até no Guanabara (de qual lado mesmo?).
Mas, como cada vez havia mais gente do lado de lá querendo trabalhar do lado de cá e mais gente do lado de cá querendo se divertir do lado de lá, as ruas e estradas foram ficando demasiadamente cheias.
E assim, hoje, só se passa do lado de lá pro lado de cá ou do lado de cá pro lado de lá (não necessariamente nessa ordem).
Texto baseado/adaptado do texto "A fusão ", de Millôr Fernandes, do livro Que país é este?, 1978 - Círculo do Livro S.A. São Paulo.
No nosso cotidiano Campo Grande é exatamente isso. O lado de lá e o lado de cá. Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirIsso aí, meu amigo. Muito obrigado pela visita ao blog. Um abraço.
ExcluirDois lados Lindos,com HISTÓRIA e que se complementam e interagem Quase que Harmonicamente...
ResponderExcluirHarmonia essa quebrada pelas diversas Ruas Esburacadas,Motocicletas com escapamentos super barulhentos (alô políticos,DETRAN,etc.vamos criar leis que combatam,multem,reboquem e acabe com essa falta de respeito que pune pessoas idosas,doentes e crianças no neio da noite...)e engarrafamento que prejudica ""o doce vai e vem de lá,para cá e vice versa""....
Boa tarde, Nunes. Com certeza os dois lados de Campo Grande são maravilhosos. Mas é bacana essa visão que a gente tem de "o lado de cá" e "o lado de lá". Muito obrigado pela visita ao blog. Um abraço.
ExcluirTop!
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita ao blog
Excluir