Até 1971, os clubes brasileiros disputavam campeonatos a nível nacional, mas que não levavam o nome de campeonato brasileiro. Assim, existiram a Taça Brasil, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e o Rio-São Paulo. A partir da data mencionada, a competição nacional passou a se chamar oficialmente "Campeonato Brasileiro".
Porém, mesmo assim, a competição, em algumas edições, recebeu outras denominações, inclusive nas outras divisões, como Taça de Ouro, Taça de Prata e Taça de Bronze (primeira, segunda e terceira divisões, respectivamente), Copa União, Módulos, Copa João Havelange...mas não deixando de ser o campeonato brasileiro.
Em 1984, a Série B do brasileirão recebeu o nome de Taça CBF, reunindo 32 clubes. Para disputá-la, os clubes tinham que passar por uma espécie de Torneio Seletivo.
E o Campo Grande Atlético Clube venceu o Torneio Seletivo de 1984, disputado entre clubes do Rio de Janeiro, sendo mais um título para o Galo da Zona Oeste.
Eis a campanha:
Campo Grande 0x0 Goytacaz - 05/02/1984
Campo Grande 0x0 Olaria - 08/02/1984
Campo Grande 1x0 Volta Redonda - 15/02/1984
Campo Grande 4x0 Americano - 18/02/1984
Com o título e com a vaga, o clube disputou a primeira fase da Taça CBF, a segunda divisão do brasileiro, enfrentando o Pinheiros do Paraná, clube extinto. O Campusca perdeu as duas partidas, por 1x0 e 2x1, e ficou na primeira fase da competição.
Fonte consultada e imagem: Almanaque histórico e estatístico do Campo Grande Atlético Clube.
Julio Bovi Diogo e Raymundo Quadros.
Um excelente registro histórico do futebol campo-grandense!
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
Muito obrigado, meu amigo.
Excluir