Localizado próximo ao calçadão de Campo Grande, centro comercial do bairro, entre a Rua Augusto Vasconcelos e a Avenida Cesário de Melo, o Hospital Rocha Faria foi inaugurado em 1940, sob a gestão do então prefeito Henrique Dodsworth.
O nome do hoje hospital municipalizado é uma homenagem a Benjamin Antônio da Rocha Faria Junior, nascido em 1853, e vindo a falecer em 1936. Graduado em medicina, o Dr. Rocha faria começou clinicando em subúrbios. Ao longo de sua carreira, obteve o cargo de professor adjunto de higiene e história da medicina; mais tarde, nomeado inspetor-geral de higiene pública; foi também presidente do Conselho Municipal de higiene e Assistência Pública; membro titular da Academia Nacional de Medicina, entre outros méritos, cargos e títulos.
Hospital Rocha Faria na década de 1960. Fonte: Jornal Zona Oeste, edição especial, 1998.
Pode-se afirmar que o Hospital Rocha Faria é um símbolo de Campo Grande e, apesar dos grandes problemas da saúde pública do Rio de Janeiro e do Brasil, este continua sendo uma referência para a população da Zona Oeste.
Fonte utilizada: www.amn.org.br/conteudo
Ficou muito bom o texto! Um belo resgate da nossa história.
ResponderExcluirMuito obrigado, meu amigo. Visite sempre.
ExcluirGostaria de saber o que funcionava no terreno do hospital, antes do mesmo ser construído. Obrigada
ExcluirBoa tarde, Ana Paula. Obrigado pela visita ao blog. O que sei é que existiam casas no local pertencentes à uma família importante de Campo Grande. Mas não sei exatamente se era onde hoje é o hospital. É o que sei. Continue visitando o blog.
ExcluirBelo prédio daquela época. Muito bom relembrar.
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita ao blog, prof. José Carlos. Visite e leia os artigos sempre que quiser. Um abraço.
ExcluirMelhor hospital público da ZO.
ResponderExcluirProfissionais de excelência só conspurcados por um povo terceirizado que não vacila em maltratar pacientes.
Sorte que não e a maioria.
Mas acho que devem ser todos substituídos, depõem contra o hospital.
Gostei muito de saber o significado do nome do hospital.Meu sobrenome,por isso vim pesquisar sobre o hospital Rocha Farias.
ResponderExcluirMuito bem. Visite sempre.
ExcluirEu gosto muito de historias.
ResponderExcluirParabéns
Parabéns por colocar a história do hospital lendário da região. Adoro história e geografia, é minha vida. É através da história que, se faz um bom planejamento, um bom projeto. A história e geografia são bases para estatística, também, pena que no Brasil não damos tanta importância. História é a base de tudo. Parabéns meu amigo.... valéu!
ResponderExcluirMuito obrigado,meu amigo. Visite sempre o blog. Um grande abraço.
ExcluirTrabalhei neste hospital por 37 anos como Enfermeira, chegando ao cargo de Diretora de Enfermagem. Foram os melhores anos de minha vida , mesmo com todas as dificuldades devido aos poucos recursos para uma boa administração. Amo este hospital e sinto muitas saudades.
ResponderExcluirOlá, Dona Josete. Muito bacana sua ligação com o Rocha Faria. Parabéns. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.
ExcluirE josete, eramos felizes e nao sabiamos. Eramos uma familia. Fui funcionaria deste hospital, meu primeiro amor na enfermagem. Sou claudia santana de carvalho
ResponderExcluirAdorei as fotos ..nasci nesse hospital em 18 de agosto de 1963..tenho mt carinho por ele..em ter colaborado em me trazer ao mundo .
ResponderExcluirBoa noite. Muito obrigado pela visita ao blog.
ExcluirFeliz de ter encontrado esse blog sobre meu bisavo. Tenho muito orgulho dele e da sua dedicacao a medicina. Seu filho, Carlos Telles da Rocha Faria era meu avo materno.
ResponderExcluirQue bacana! Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.
ExcluirBom dia, amei saber a história do hospital. Essa semana mesmo, eu perguntei ao meu pai "em que ano foi inaugurado o Rocha?" e ele não soube ao certo. Obrigada!
ResponderExcluirBom dia, Roselia. Que bom que meu blog foi importante na sua pesquisa. Fico muito feliz. Visite sempre o blog. Um grande abraço.
ExcluirMuito bom para os interessados em pesquisar as origens do bairro-cidade. Meu querido Campo Grande.
ResponderExcluirMuito obrigado. Visite sempre o blog.
Excluirtento conseguir fotos dos anos 60 e 70 da rua augusto vasconcelos e nao consigo
ResponderExcluirBom dia. No meu blog tem em outros artigos. Muito obrigado pela visita ao blog. Um abraço.
Excluir