quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Era uma vez em Vila Nova

    Vila Nova é um dos muitos chamados sub-bairros de Campo Grande. Possui um comércio forte e concentrado num curto espaço, com destaques para o Supermercado Vila Nova, até hoje chamado por muitos moradores da localidade por sua antiga denominação, "Valente"; o Horto de Vila Nova; a peixaria de Vila Nova, muito frequentada nos finais de semana e semana santa; a Confeitaria Central de Vila Nova, entre outros. Além disso, no carnaval, o local é enfeitado e programado para receber os foliões, com barracas, shows e afins.
     Um pouco afastado do "centro" do sub-bairro, localizava-se o armarinho que, segundo os moradores, "vendia de tudo", o famoso Armarinho do Seu Júlio.
      Perto dali, outro ponto importante da localidade que resiste ao tempo é a sorveteria Sobel, muito frequentada em décadas anteriores, quando não existiam shoppings no bairro. Em frente à sorveteria, era comum em alguns domingos, uma TV ser instalada e passar uma partida de futebol importante, reunindo muita gente, lembrando que à época as TVs a cabo estavam engatinhando.
     No Jornal Patropi, de 1979, uma reportagem chamava a atenção para o sub-bairro, destacando o Centro Pró-Melhoramentos de Vila Nova. 

Fonte: Jornal Patropi, abril de 1979.

   A seguir, um trecho da reportagem: "O Centro Pró-melhoramentos de Vila Nova (Rua Domingos Meirelles n°242) foi criado há 28 a anos com fins filantrópicos. Possui um colégio com 1° e 2° graus e uma clínica, onde o povo recebe inúmeras vantagens, como serviços funerários muito baixos ou mesmo de graça. A instituição recebe pessoas de qualquer parte de Campo Grande, não restringindo suas atividades somente às ruas de Vila Nova..."
     Com relação ao endereço citado na reportagem, o local hoje abriga uma instituição de ensino, a Escola Santa Bárbara, substituindo o centro de sentido filantrópico que atendeu por um bom tempo a população de Vila Nova e de Campo Grande como um todo.

Fonte: Jornal Patropi, ed. N° 199. Pág 5, abril de 1979
Pesquisa: Carlos Eduardo e Daniele Ferraz. 
     

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei a forma como vcs trouxeram esta memória, sou neta do presidente da instituição, o Sr. Juvenal Cravo.
    Meu avô apesar de trabalhar na aeronáutica nunca permitiu que o Centro Pró Melhoramentos ficasse abaixo das melhores escolas do bairro da época, seus amigos Professor Zulmar dono do Colégio Peri e o Senhor Moacyr Sreder Bastos eram umas das pessoas que auxilavam esta instituição que tinha o intuito de mudar os rumos das crianças e jovens de Campo Grande,meu avô deu a vida por está instituição... Brigou, lutou mas foi acometido de um AVC que o deixou em coma por 45 dias e mesmo assim após 1 ano e muita fisioterapia ele volta para trabalhar, porém debilitado não conseguiu prosseguir.
    Bom daí para frente quem foi levando com a barriga foram os novos administradores que afundaram o sonho...

    ResponderExcluir
  3. Amei a forma como vcs trouxeram está memória, sou neta do presidente da instituição, o Sr. Juvenal Cravo.
    Meu avô apesar de trabalhar na aeronáutica pois era militar nunca permitiu que o Centro Pró Melhoramentos ficasse abaixo das melhores escolas do bairro da época, seus amigos Professor Zilmar dono do Colégio Peri e o Senhor Moacyr Sreder Bastos eram umas das pessoas que auxilavam está instituição que tinha o intuito de mudar os rumos das crianças e jovens de Campo Grande,meu avô deu a vida por está instituição... Brigou, lutou mas foi acometido de um AVC que o deixou em coma por 45 dias e mesmo assim após 1 ano e muita fisioterapia ele volta para trabalhar, porém debilitado não conseguiu prosseguir, bom daí para frente quem foi levando com a barriga foram os novos administradores que afundaram o sonho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Nelice. Que bacana meu artigo ter relação com sua família. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir