terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

As antigas frotas de ônibus de Campo Grande

 O bairro de Campo Grande, assim como os demais bairros da cidade do Rio de Janeiro, possuem uma tradição quando o assunto é frota de ônibus. Algumas linhas, inclusive, são lembradas até hoje, marcando gerações, assim como as cores das empresas, entre outros detalhes.

Até o ano de 1993, foi considerado o auge das empresas de ônibus no Rio de Janeiro. Porém, a partir do ano de 1994, nota-se um processo de mudança no transporte de ônibus carioca, como as transformações no padrão do layout e nas pinturas, além de um processo de cisões das linhas, sendo criadas duas ou mais empresas.


Acima encontra-se as empresas/ frotas de linhas de ônibus no bairro de Campo Grande até 1993: a viação Jabour, de Jacob Barata; a Expresso Pégaso, também de Jacob Barata; e a Santa Sofia, de Agostinho Maia. As duas primeiras nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz, e a última atuando em Campo Grande. 
Em outro bairro da Zona Oeste, em Bangu, as frotas disponíveis eram as seguintes;
Um detalhe é que dois donos de empresas de Campo Grande também aparecem nas de Bangu: Jacob Barata e Agostinho Maia. Aliás, Jacob Barata aparece como dono também em outras frotas de outras regiões da cidade, como a Viação Alpha, no Rio Cumprido, a Auto Viação Tijuca, a Transportes Estrela, no Méier, entre outras.

Imagens e fonte de pesquisa: Robson de Souza, Face Memorial das Linhas de Ônibus de todos os tempos.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário