quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Os "lotações " do Sertão Carioca

 No século XIX, mais precisamente em 1878, com a inauguração da estação de trem de Campo Grande, o bairro inicia sua trajetória com relação aos grandes meios de transporte. Já no final do mesmo século, chegam os bondes (ainda movidos à tração animal) à região, o antigo Sertão Carioca; e já nas primeiras décadas do século XX, os bondes elétricos. 

Mais à frente, como alternativa aos meios de transporte, surgem os veículos que ficaram conhecidos como "Lotação ". Entre às décadas de 1940 e 1960, nem todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro eram servidas por linhas de ônibus, com poucas empresas rodoviárias servindo à cidade, principalmente locais mais distantes do centro, como a então Zona Rural. Por mais que existissem os bondes, esses, além de servirem apenas à algumas localidades, já não estavam dando conta do crescimento populacional do Sertão Carioca.

Nesse contexto surgem os veículos "Lotação ". 

Lotação do sub bairro Magali, em Campo Grande. Imagem. Autor: não identificado. 

Estes passaram a ser uma alternativa para os moradores dos bairros do Sertão Carioca. Com alguns comportando 7 passageiros, enquanto outros sendo quase do tamanho de um ônibus convencional,  representavam um transporte alternativo para a região, praticamente não estando atrelados a nenhum vínculo formal privado ou estatal, sendo veículos particulares ou no máximo, de pequenas empresas.

Lotação Campo Grande  - 
Imagem. Fonte: Cia Ônibus - Sydney Junior. 

Lotação Campo Grande  - Pedra, numa certa "concorrência " com os bondes na região, por volta de 1955.
Imagem. Fonte: Carris Carioca.

Com o passar do tempo, este meio de transporte alternativo, que serviu muito à população da Zona Oeste, foi sendo substituído pelas Kombis, e mais tarde, pelas Vans, meios de transporte que continuam como opção para a grande massa populacional suburbana/periférica.



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