segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

O 29 de Junho e o 26 de Abril de Campo Grande

 No Brasil, alguns clubes foram batizados com nomes que remetem à data de fundação, ou a uma data importante e afins. Um clássico exemplo são dois times tradicionais do interior paulista: o XV de Piracicaba e o XV de Jaú, entre outros pelo país.

No bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, também existiram clubes com nomes de datas. Dois exemplos são o 29 de Junho e o 26 de Abril. Como diz Odir Ramos em seu livro "Na terra do Melhoral": 'No tempo em que o Brasil era bom de bola, em toda a rua havia um time de futebol. E em cada bairro um clube com seu campo'.

E o bairro dos laranjais não fugia à regra. Alguns times que se destacavam no antigo Sertão Carioca eram: São Jorge, Diana, 26 de Abril, Oiticica, Vila Nova, 29 de Junho, entre outros, inclusive em áreas adjacentes. 

Os clubes faziam festas, bailes e shows com o intuito de arrecadar dinheiro para sustentar seus times de futebol.

O 29 de Junho foi fundado em 1955, na Curva do Matoso, próximo ao abrigo Nazareno e à Avenida Cesário de Melo, com sua sede localizando-se na rua Pontes Leme. Depois passou a pertencer ao Lions Clube. Um fato curioso que ocorreu no Clube não tem ligação com o futebol, mas com a música. No finalzinho da década de 1950, um então desconhecido cantor marcou presença no local, recebendo alguns aplausos e um cachê que, segundo o já citado Odir Ramos, não dava para pagar a condução de volta, dependendo de uma vaquinha para ir embora. Mais tarde esse rapaz passou a ser conhecido como o Rei Roberto Carlos. 

Já o 26 de Abril foi fundado em 1946, possuindo sede na estrada do Monteiro. Segundo informações, chegou a disputar o Departamento Autônomo de futebol do Rio de Janeiro. Recentemente, sua sede foi demolida. Segundo um morador do bairro, o Flamengo já marcou presença no campo do clube, entre as décadas de 1950/1960.
Abaixo, uma reportagem estampando um jogo do clube contra o Vila Comari, em 1952.

Fonte: Gazeta de Notícias.

Fontes consultadas:
Na Terra do Melhoral, 2° Edição ampliada. Odir Ramos da Costa. 2013. Edital.
historiadofutebol.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário