quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A Viação Santa Sofia

 

Acima uma foto da Viação Santa Sofia, no bairro de Campo Grande. A imagem pertence ao livro "Tricentenário de Campo Grande ", de Serafim Sofia, do ano de 1976. O Comendador Serafim Sofia, como era conhecido, cita em sua obra curiosidades da empresa, e de sua ligação com a mesma, mesmo não sendo exatamente o fundador, como muitos acham.
Algumas citações sobre a Empresa Santa Sofia no livro:
"Na continuação da Estrada Rio do A, ao chegar à Rio São Paulo, estrada antiga, tomem nota e vejam bem, pois há por lá uma gente que não sabe o que é fadiga...Esta gente é do trabalho e ao chegar cá transformou-se da riqueza em forte viga. Todos sabem que a 'Viação Santa Sofia,' nos transportes tem, ainda, a primasia... ".

"Depois, doze dos rapazes se juntaram e fundaram a Viação Santa Sofia; e o fizeram com seis carros que compraram pra fazer a mesma linha que já havia. Foi assim que exatamente começaram os heróis daquela Empresa que hoje em dia é quem faz - ninguém contesta essa verdade - o transporte - todo ou quase - da cidade...".

"De ano a ano, ao sexto dia de dezembro, eu, que pouco tinha a ver com a jogada, convidava alguns da Empresa, inda me lembro, e era um tal de se almoçar bacalhoada. Da Empresa não cheguei nunca a ser membro, porém, lembro que quando ela foi fundada convidado eu fui pra ser seu presidente e não quis porque julguei-me incompetente ".

Fonte consultada: Tricentenário de Campo Grande (Poema histórico), Serafim Sofia. (Do Instituto Campograndense de Cultura). 3° volume  - Rio de Janeiro  - 1976.


7 comentários:

  1. Prezados frequentadores deste agradável espaço virtual,bom dia!
    É com certa tristeza que faço este breve comentário sobre esta empresa de transporte citada no texto.
    Como seria benéfico que os atuais proprietários enxergassem a necessidade da população campograndense, oferecendo um serviço de transporte de qualidade,com foco na melhoria contínua.
    Devo reconhecer que os desafios de hoje, comparados aos da época da fundação da empresa,trazem em si dificuldades maiores. Porém, a meta visível da empresa tem sido apenas o lucro financeiro. Manutenção eficiente e renovação da frota foram deixadas de lado, lamentavelmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Claudio. Com certeza a nossa Zona Oeste sofre com a questão de transporte. Crítica bem relevante. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  2. Bom dia, onde poderia ter informações sobre a Estrada Real de Santa Cruz no começo do século passado? Gostaria de saber, no número 299, qual bairro teria se transformado. Existe algum livro que conte a história das fazendas na região?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Denise. Tudo bem? Eu mesmo possuo alguns livros e artigos sobre Campo Grande. E conheço autores como André Mansur, Odaléa Ranauro e Adinalzir que possuem livros sobre o bairro de Campo Grande, Santa Cruz e Zona Oeste. Tem também a Biblioteca de Campo Grande, em frente a Desterro e o NOPH de Santa Cruz. Não sei se tem especificamente o que você quer. Mas se quiser o contato deles, é só me procurar. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  3. Bom dia, existia uma fazenda chamada São João, ficava na Estrada Real de Santa Cruz número 299. Pertencia a minha família e acredito que foi vendida para os donos do açúcar Pérola. Você tem conhecimento disso? Família Salles Rosa. Saberia me dizer qual seria essa localização hoje?

    ResponderExcluir
  4. Vc disse que tem contato de pessoas que poderiam me informar. Gostaria de obte-lo.

    ResponderExcluir