sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

O retorno do Campo Grande Atlético Clube

   Em meu livro "A evolução econômica e populacional de Campo Grande", lançado em 2015, cito algo sobre o Campo Grande Atlético Clube, nosso Campusca, que me deixava muito triste na época, infelizmente deixava triste também todos os outros moradores do bairro e/ou simpatizantes do Galo da Zona Oeste. 
     Uma parte do trecho do livro "diz": "No futebol, o bairro é representado pelo Campo Grande Atlético Clube, fundado em 13 de junho de 1940...sua maior conquista aconteceu em abril de 1982, quando o clube ficou com a Taça de Prata, vencendo o CSA de Alagoas...um dos patrimônios do clube, o estádio Ítalo Del Cima, hoje praticamente abandonado...no momento, o clube, que já contou com jogadores como Claudio Adão, Elói e Roberto Dinamite, vive uma situação muito difícil, com graves problemas financeiros, e recentes dívidas com a FFERJ."
     Pois é, quando comecei a escrever meu livro e até o momento de sua publicação, esse era o cenário do clube: dívidas, rebaixamentos, ausência de disputas do time profissional em algumas temporadas e um estádio com um aspecto de abandono, por dentro e por fora.
     Como apaixonado por futebol, pelo bairro e pelo clube, além de já ter treinado na escolinha do Campo Grande, no antigo campo do Oiti, em 1995, escrevi e relatei esse fato em meu livro com o coração partido, torcendo para o cenário mudar.
     Pois bem, parece que as coisas estão mudando. Hoje, o estádio já apresenta uma estrutura renovada, com um bonito desenho do mascote do clube estampado, além de um letreiro com o nome do clube. Recentemente também foi inaugurada a loja oficial do Campo Grande, com camisas, shorts e outros produtos oficiais sendo vendidos aos apaixonados torcedores. O clube subiu de divisão no campeonato carioca ano passado, e nesse ano de 2020 promoveu um baile de carnaval no qual atraiu uma multidão de foliões, resgatando assim seus bons tempos.
     E assim, a esperança é que dias melhores virão, que o passado de um clube ativo, marcado pela presença constante na elite do futebol carioca e pelos shows memoráveis realizados no estádio, volte com tudo.
     Como diz o slogan atual do clube: "Campo Grande Grande de novo!".







Fotos: Carlos Eduardo de Souza. 

9 comentários:

  1. Que venham os novos tempos para o Campusca!
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Campo Grande A.C., GRANDE de novo. Na próxima semana, início das atividades na Academia de Futebol do Clube com o Futsal e o Futcampo. Em breve, Hidroginástica e natação em funcionamento. Mais para frente, volei, danças, lutas, xadrez e muito mais....Venha viver o Novo campo grande A.C.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Vic Perrota. Muito obrigado pela visita ao blog. Que boa notícia. Vamos Campusca!Tamo junto!

      Excluir
  3. Nesses tempos difíceis, é de grande importância revitalizar a nossa vida social, inscrita na cultura de uma forma geral. O resgate do espirito esportivo faz-se presente e nosso futebol, há tempos praticado na várzea, hoje sede lugar aos templos esportivos e o Campo Grande Atlético Clube tem aqui, nessa Campo Grande tão maltratada pelo poder público, a oportunidade de reescrever a história de um bairro, hoje com feições de cidade grande. Grande também por esforços de homens e mulheres que resistem à opressão dos que depreciam patrimônios históricos. Salve o Campusca em busca de novos tempos... e que sejam de glória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, meu amigo e Grande historiador Absai. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Mesmo morando longe acompanho o Campuscão, treinei nesse clube maravilhoso. Meu pai foi sócio proprietário e frequentei muito as matinês de carnaval. Adquiri uma camisa do Campo Grande e será guardada com maior carinho. Torço muito pela sua volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Ricardo. Obrigado pela visita ao blog. Se Deus quiser nosso Campusca vai voltar. Um grande abraço.

      Excluir