sábado, 1 de fevereiro de 2020

O passado do sub bairro de Santa Rosa

  
    O sub bairro de Santa Rosa é mais um de muitos que se localizam no bairro de Campo Grande. A localidade fica próxima de outros sub bairros como Vila Nova, Califórnia  e Campo Belo. 
    Acima, uma reportagem remonta ao passado do local, com o título "Santa Rosa: um bairro esquecido do município", destacando a falta de infraestrutura. Assim estampava o Jornal Patropi:
    "O bairro Santa Rosa, localizado atrás do bairro Vila Nova é um exemplo de calamidade humana, com ruas inteiramente esburacadas, presença de valas nas frentes das casas, inexistência de água encanada, falta de esgoto, iluminação deficiente, presença de mosquitos e ratos, que causam infecções dos mais diversos gêneros, além de grande carência de comércio, e lixeiro. "
    A reportagem segue apontando os problemas que existiam no final dos anos 1970 no sub bairro, mas também mostrando um outro lado:
    "Com cerca de treze anos de existência, o bairro Santa Rosa nunca conseguiu melhorias por parte das autoridades competentes, e segundo seus moradores, apesar de todos os problemas atuais, o bairro se encontra no momento numa situação melhor, já que uma pequena parte dele conta há alguns meses com água da CEDAG, e a rua principal está totalmente aplanada."
    Percebe-se a palavra CEDAG, e não CEDAE. A primeira corresponde à Companhia Estadual de Águas da Guanabara. Após a fusão da Guanabara com o Rio de Janeiro, juntaram -se três empresas: a já citada CEDAG, a Esag (Empresa de Saneamento da Guanabara) e a Sanerj (responsável pelos serviços de água e esgotos do território fluminense). Dessa junção, surgiu a CEDAE.
    E naquela época já se reclamava da água, como aponta na reportagem a D. Matilde Vieira, que diz: "Aqui o jeito é puxar água dos vizinhos do bairro ou então apanhar água no balde das casas do bairro Califórnia, que fica abaixo do nosso."
    Outra questão era que os motoristas de táxis se recusavam a levar passageiros para o local, devido às ruas precárias, cheias de buracos. 
    A questão da distância também é relatada, como mostra o seguinte trecho:
    "Fora isso aqui nós temos também o problema da distância para o comércio, já que não temos açougue, farmácia, jornaleiro, tendo para isto que recorrer ao bairro Vila Nova, até para escola, pois somente dispomos do Colégio Rainha, em V. Nova para nossos filhos. A única coisa que temos aqui são uma padaria, situada na rua principal, a Castilho e alguns armazéns e tendinhas."
    O tempo passou, o sub bairro teve suas ruas pavimentadas, o surgimento de um colégio (O CIEP Professor Darcy Ribeiro), o aparecimento de um pequeno comércio, água encanada, luz, entre outros benefícios, mas com certeza as reivindicações por melhorias ainda são válidas, como em todos os outros sub bairros de Campo Grande. 

Santa Rosa, final dos anos 1970.
Fonte: Jornal Patropi. 


Fonte de pesquisa: Jornal Patropi. Edição n°202.
Pesquisa: Carlos Eduardo de Souza. 
    
    
    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário