Em meu livro "A evolução econômica e populacional de Campo Grande", lançado em 2015, cito algo sobre o Campo Grande Atlético Clube, nosso Campusca, que me deixava muito triste na época, infelizmente deixava triste também todos os outros moradores do bairro e/ou simpatizantes do Galo da Zona Oeste.
Uma parte do trecho do livro "diz": "No futebol, o bairro é representado pelo Campo Grande Atlético Clube, fundado em 13 de junho de 1940...sua maior conquista aconteceu em abril de 1982, quando o clube ficou com a Taça de Prata, vencendo o CSA de Alagoas...um dos patrimônios do clube, o estádio Ítalo Del Cima, hoje praticamente abandonado...no momento, o clube, que já contou com jogadores como Claudio Adão, Elói e Roberto Dinamite, vive uma situação muito difícil, com graves problemas financeiros, e recentes dívidas com a FFERJ."
Pois é, quando comecei a escrever meu livro e até o momento de sua publicação, esse era o cenário do clube: dívidas, rebaixamentos, ausência de disputas do time profissional em algumas temporadas e um estádio com um aspecto de abandono, por dentro e por fora.
Como apaixonado por futebol, pelo bairro e pelo clube, além de já ter treinado na escolinha do Campo Grande, no antigo campo do Oiti, em 1995, escrevi e relatei esse fato em meu livro com o coração partido, torcendo para o cenário mudar.
Pois bem, parece que as coisas estão mudando. Hoje, o estádio já apresenta uma estrutura renovada, com um bonito desenho do mascote do clube estampado, além de um letreiro com o nome do clube. Recentemente também foi inaugurada a loja oficial do Campo Grande, com camisas, shorts e outros produtos oficiais sendo vendidos aos apaixonados torcedores. O clube subiu de divisão no campeonato carioca ano passado, e nesse ano de 2020 promoveu um baile de carnaval no qual atraiu uma multidão de foliões, resgatando assim seus bons tempos.
E assim, a esperança é que dias melhores virão, que o passado de um clube ativo, marcado pela presença constante na elite do futebol carioca e pelos shows memoráveis realizados no estádio, volte com tudo.
Como diz o slogan atual do clube: "Campo Grande Grande de novo!".
Fotos: Carlos Eduardo de Souza.
Que venham os novos tempos para o Campusca!
ResponderExcluirParabéns pela postagem!
Bom dia, meu amigo. Muito obrigado
ExcluirCampo Grande A.C., GRANDE de novo. Na próxima semana, início das atividades na Academia de Futebol do Clube com o Futsal e o Futcampo. Em breve, Hidroginástica e natação em funcionamento. Mais para frente, volei, danças, lutas, xadrez e muito mais....Venha viver o Novo campo grande A.C.!!!
ResponderExcluirBom dia, Vic Perrota. Muito obrigado pela visita ao blog. Que boa notícia. Vamos Campusca!Tamo junto!
ExcluirNesses tempos difíceis, é de grande importância revitalizar a nossa vida social, inscrita na cultura de uma forma geral. O resgate do espirito esportivo faz-se presente e nosso futebol, há tempos praticado na várzea, hoje sede lugar aos templos esportivos e o Campo Grande Atlético Clube tem aqui, nessa Campo Grande tão maltratada pelo poder público, a oportunidade de reescrever a história de um bairro, hoje com feições de cidade grande. Grande também por esforços de homens e mulheres que resistem à opressão dos que depreciam patrimônios históricos. Salve o Campusca em busca de novos tempos... e que sejam de glória!
ResponderExcluirValeu, meu amigo e Grande historiador Absai. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.
ExcluirDEUS TE OUÇA.
ResponderExcluirMesmo morando longe acompanho o Campuscão, treinei nesse clube maravilhoso. Meu pai foi sócio proprietário e frequentei muito as matinês de carnaval. Adquiri uma camisa do Campo Grande e será guardada com maior carinho. Torço muito pela sua volta.
ResponderExcluirBoa noite, Ricardo. Obrigado pela visita ao blog. Se Deus quiser nosso Campusca vai voltar. Um grande abraço.
Excluir