domingo, 1 de março de 2020

O Vasquinho do Tingui

   Desde pequeno já era um ser apaixonado por futebol. Além de gostar de ver os jogos pela TV, também era viciado em jogar minhas "peladas", "altinhos", "chute a gol", no campo, na rua, na varanda de minha casa, nos fundos do quintal de algum amigo e onde mais tivesse espaço (ou não). Até no muro de vizinhos era comum eu e meus colegas ficarmos incomodando com nossos chutes. 
     Nessa época acompanhava muitos jogos também pelo rádio, já que não existia essa facilidade de ver vários jogos televisionados como hoje em dia. Ah, que saudade da narração do José Carlos Araújo dizendo "Atirou...entrou", com a voz saindo de um rádio de pilha de meu saudoso pai!
     Vascaíno igual meu pai, possuía algumas camisas de meu time de coração, e foi aí que comecei a ter uma ideia de montar um time com os amigos de minha rua para marcarmos um "time contra" com os meninos das outras ruas. E aí batizamos nosso time carinhosamente de "Vasquinho", devido ao jogo de camisas ser do time da Cruz de Malta, mesmo com muitos flamenguistas fazendo parte. Lembrando que não era com onze jogadores, mas no máximo de seis ou sete, com numerações aleatórias e algumas camisas tendo o número pintado por canetinha. Não precisava nem dizer que depois dos jogos o número não existia mais, né?
     Porém, sem saber, na localidade do Tingui à época de minha infância (entre as  décadas 1980/1990), existia um time de pelada conhecido como "Vasquinho do Tingui". Era comum naquele tempo ocorrer torneios nos chamados sub bairros de Campo Grande, com muita rivalidade e jogos acirrados, no Tingui, no Corcundinha, em Vila Nova e em vários outros pontos.
     

Foto: Internet

   A imagem acima mostra o Vasquinho do Tingui, apresentando um jogador que despontou no cenário do futebol brasileiro: o atacante Guga. É o segundo em pé da direita para a esquerda.
     O jogador, que morou nas localidades do Tingui e Oiticica, começou carreira na década de 1980, atuando em clubes como Atlético Mineiro, Flamengo, Internacional de Porto Alegre, Inter de Limeira, Goiás, Botafogo, entre outros, se destacando no Santos, pelo qual foi artilheiro do campeonato brasileiro de 1993. Também atuou em clubes fora do Brasil, no Japão e na Arábia Saudita, encerrando carreira na década de 2000.
     Ah, e é claro, em seu currículo também está o Vasquinho do Tingui, mesmo que de forma amadora, e mesmo que não tenha sido o meu Vasquinho.

Informações sobre o Vasquinho do Tingui: Professor Absai Leite.
     

10 comentários:

  1. Muito bom esse resgate do futebol campograndense. Meu parabéns ao Vasquinho do Tingui e ao seu Vasquinho!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu amigo. E parabéns ao nosso Vascão, rsrs. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Dizem que esse era um timaço e meu pai jogou nele e está na foto! Mauro ou Maurinho como conheciam, ele está em pé ao lado do Guga, é o primeiro da direita para esquerda! Dizem que ele batia falta como poucos!! Hj mesmo con seus 58 anos ainda dá show de bola nas peladinhas com a garotada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Fabiano! É muito bom ter esse contato com pessoas parentes de um desses jogadores da foto. Parabéns pelo pai. Muito obrigado pela visita ao Blog.

      Excluir
  3. Foi demais, lembro muito bem, é Mauro era o maestro, fiz parte dessa história, mas lá na frente jogando no segundo quadro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Silvio. Show de bola! Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Moro no Jardim Paulista próximo ao tingui e ouço muitos feitos desse timaço de várzea e tenho a imensas satisfação de conhecer muitos dessa foto como meu amigo Fabiano mensionou o Mauro o fortinha ziel Marquinho negão e meu tio boca q esse time essas histórias e esses boleiros nunca se apaguem 👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Antes disso existia o Departamento autônomo, depois departamento amador.
    Nossa região tinha, os campos do tingui, Santa Maria, Aliados, (hoje praça Jarici), Oiticica, vergel ( no final da rua Rodolfo Garcia), São Basílio, Vila Real e Progresso, todos nessa região próxima de vila nova e tingui. E esses times, juntos com outros times, de todos os bairros. disputavam o campeonato autônomo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Zé Carlos. Eu tenho um artigo sobre o Departamento Autônomo. Um grande abraço.

      Excluir
  6. Quero saber o nome deste agaichado lado direito da foto este moreno 12997345360 WhatsApp ricardo

    ResponderExcluir