segunda-feira, 16 de março de 2020

Meu livro de pesquisas

   

     No mundo informatizado e avançado tecnologicamente em que vivemos atualmente, é difícil, principalmente para as gerações mais novas, pensarmos em pesquisar sobre algum assunto sem recorrermos aos aparelhos eletrônicos, com seus sites e ferramentas que, ao darmos um simples toque, abrem um "mundo" de opções na palma de nossas mãos.
     Pois bem, mas eu sou da época antes da internet, e por isso, tive o prazer de pesquisar em bibliotecas (como faço até hoje), em revistas, colecionar jornais que vinham com cadernos especiais de pesquisas (O Globinho, do Jornal O Globo, por exemplo) e nos charmosos livros de pesquisas.
     Ainda guardo com muito orgulho uma coleção desses livros de pesquisas, numa época que, além de muito úteis, ficavam muito bonitos numa estante. Foi com eles que comecei a despertar minhas curiosidades, já que os mesmos me mostravam todos os presidentes do Brasil e figuras  importantes de nosso país até aquele momento; todos os estados com suas características; datas comemorativas e importantes, entre outros relevantes assuntos.
     Alguns deles eram oferecidos pelos conhecidos vendedores de enciclopédias, pessoas que entravam no meio das aulas para vender materiais didáticos aos alunos, geralmente muito coloridos, lúdicos, tudo para atrair a clientela mirim.
     E esses mesmos livros de pesquisas me fazem lembrar também de meus anos iniciais na escola. Ainda guardo também com muito carinho uma foto minha na Escola Municipal Benjamin Franklin, em Campo Grande. À época, essas fotos eram clássicas, praticamente uma tradição. 

    Lembro-me também das minhas "tias", minhas eternas professoras dessa mesma escola, como Lourdinha, Ilcea, Dorinha e minha "tia" Cleide, a qual me deu uma pequena medalha por ter sido considerado o melhor aluno da turma, na antiga 3° série (atual quarto ano), em 1990. E, para variar, também ainda guardo essa medalha.

    Mas o tempo passou, a internet chegou, e esses livros ficaram quase que obsoletos, porém ainda de grande importância afetiva e de memória, nunca perdendo seu charme, assim como a lembrança, eternizada mesmo com a passagem do tempo.


4 comentários:

  1. Muito interessante... Também tenho bastante saudades dos meus livros de pesquisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom guardar algumas relíquias dessas. Bom dia, meu amigo.

      Excluir
  2. SAUDADES DESSE TEMPO ESSES TEMPOS ERAM BOM DE MAIS ESTES LIVROS ERAM ÓTIMOS E ATÉ HOJE CONTINUAL AINDA VALENDO MUITO PARA TODOS NÓS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Guardo os meus com muito carinho. São minhas relíquias. Não têm preço. Um grande abraço.

      Excluir