sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

O jogo das faixas do Campusca

    Até um tempo atrás, era comum no futebol brasileiro ocorrer um jogo em que um time que acabara de ser campeão de alguma competição receber simbolicamente faixas do título conquistado, entregue por um adversário, em um jogo logo após a conquista. Também acontecia de um time entregar faixa para o outro e vice versa, caso os dois tivessem erguido taças recentemente.
    Era o chamado jogo de "entrega das faixas", que poderia ser um amistoso ou valendo por alguma competição.
     A imagem acima remete ao "jogo de entrega das faixas de campeões brasileiros", ocorrido em 18 de julho de 1982, envolvendo o Flamengo (então campeão da Taça de Ouro, primeira divisão do campeonato brasileiro) e o Campo Grande (campeão da Taça de Prata, a segundona do brasileirão na época). O jogo, realizado no Maracanã, foi válido pelo campeonato carioca, terminando 5x2 para os rubro negros, e acabou sendo também o da "entrega das faixas".
    Seria muita pretensão dizer que o Campo Grande, mesmo que não de forma oficial, disputou uma espécie de Supercopa, já que o jogo envolvia dois campeões nacionais?
    Bom, aí é outro assunto. O fato é que foi um jogo especial para o Campusca, já que o clube comemorava sua grande conquista, celebrada e lembrada até hoje.

Foto: imagem pertencente ao Campo Grande Atlético Clube, fixada na Loja do clube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário