segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A Fonte Wallace

Foto: Carlos Eduardo de Souza 

    A imagem acima refere-se à Fonte Wallace, localizada na Praça João Esberard, a mesma que abriga a Matriz do bairro de Campo Grande, Nossa Senhora do Desterro. 
      Sua história remonta ao século XIX. Em 1870, durante a Guerra Franco-Prussiana, a população de Paris havia se revoltado contra o restante da França, se isolando do resto do país. O caos se instalara, tornando inviável o acesso à água e comida. 
    Aí começa a participação do Sr. Richard Wallace, um britânico apaixonado pela Cidade Luz. Ele compra e instala, a princípio, 50 fontes. Atualmente, funcionando existem 120.
    O padre Raimundo adquire a fonte, que era vendida para catálogo, e instala ao lado de um antigo coreto, construído pelo próprio para festas da paróquia, e que localizava-se ao lado do atual templo de Nossa Senhora do Desterro.
    A Fonte Wallace - cujo autor é Charles Lebourg, e que tem como modista no Brasil Auguste Glaziou, responsável por fazer algumas praças no Rio de Janeiro e por  os chafarizes e fontes dessa mesma fundição - contém a deusa Tétis, mãe de Aquiles, e é um patrimônio tombado desde 2000.
    Do modelo igual acima, existem atualmente apena 9 no mundo todo. Uma em Paris, sete no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a que se encontra na Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande.
    

Pesquisa: Daniele Ferraz 
Dados: Fundição Val d'Osne. 
Texto adaptado da mesma pesquisa: Carlos Eduardo de Souza 

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Daniele Ferraz, eu que agradeço por utilizar mais uma pesquisa sua. Muito obrigado.

      Excluir
  2. Gratidão por nos fornecer material procedente e relevante sobre a história carioca, principalmente sobre a Zona Oeste do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Queeeeee shooooooooow!
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir