sábado, 8 de fevereiro de 2020

Localização exata de Campo Grande

   Foto: Carlos Eduardo de Souza 

    A imagem acima refere-se a um marco geodésico do bairro de Campo Grande. O mesmo encontra-se no chão na entrada da porta principal da Matriz de Campo Grande, Paróquia Nossa Senhora do Desterro. 
     A geodésia faz parte de um conjunto de disciplinas conhecidas como "ciências geodésicas", incluindo a cartografia, o sensoriamento remoto, a topografia, entre outras. Essas áreas têm como finalidade ajudar na obtenção de informações precisas sobre as características do formato da Terra, assim como precisar localizações. 
    O marco geodésico em questão arquiva dados de longitude, latitude e altitude. Através de um código contido nele, é possível consultá-lo no site do IBGE.

Imagem: consulta de Daniele Ferraz. 

   Assim, pode-se saber a localização exata de Campo Grande: latitude: 22°54'35" S (sul); longitude: 43°33'51" w (oeste).  Eis as coordenadas geográficas do bairro. E a localização se dá no ponto que é considerado o início da região, centro do bairro, a Matriz de Campo Grande. 
    Então, Campo Grande, oficialmente, é uma região com localização precisa, além de suas belezas naturais e história, não estando escondido de ninguém. "Além do horizonte existe um lugar bonito e tranquilo..."

Pesquisa: Daniele Ferraz 
Texto: Carlos Eduardo de Souza 
     



    

6 comentários: