sábado, 11 de maio de 2019

O "município" de Campo Grande

    O estado da Guanabara, ou cidade-estado da Guanabara, foi uma unidade política que existiu de 1960 a 1975, quando houve a fusão com o antigo estado do Rio de Janeiro.
    O citado estado consistia no atual município do Rio de Janeiro, que até então era Distrito Federal, capital do Brasil. Com a transferência da capital para Brasília, a cidade do Rio transformava-se em estado da Guanabara.
    Abaixo, um mapa ilustrando um projeto para o "novo" estado da Guanabara, sendo considerado o primeiro anteprojeto de constituição do novo estado. Elaborado pelo general Delmiro de Andrade, o trabalho sugeria a Guanabara composta por 8 municípios, entre alguns, São Sebastião, que seria a sede do governo; Copacabana, abrangendo os bairros da Zona Sul; Madureira, envolvendo Realengo, Bangu e bairros próximos, e entre outros, o de número 5, Campo Grande.
    Assim, segundo o projeto, pode-se concluir que Campo Grande, antes de receber o título honorário de bairro-cidade,  em 1968, já era "considerado" um município.

    Fonte "O Jornal" de 3 de janeiro de 1960.
    Artigo baseado em informações do Face Memória Carioca Rio de Janeiro em fotos e vídeos antigos, postado por Celso Frederico Lago.

7 comentários:

  1. Postagem muito interessante e esclarecedora! Relembrar sobre esse fato é bom demais!

    ResponderExcluir
  2. Carlos, parabéns pelo artigo. Vou utilizá-lo futuramente para falar do "município" de Guaratiba.

    Uma dúvida: era um projeto ou chegou a ser instituída a citada organização político-administrativa da Guanabara de outrora?

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Muito obrigado pela visita ao blog. Era apenas um projeto. A Guanabara era um caso único de estado com uma única cidade. No máximo que tivemos foram regiões administrativas e subprefeituras. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Muito bom! Parabéns, mestre pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Gente, que interessante, eu achava que era Niterói o estado da Guanabara

    ResponderExcluir