segunda-feira, 27 de maio de 2019

Minha velha infância

Foto: Arquivo pessoal 

    A foto acima remete aos anos 1980, rua Taufik Dib, sub bairro Corcundinha, em Campo Grande. A casa em questão é de minha família, na qual residi por 27 anos.
    Percebe-se à época a rua ainda de terra, com o asfalto chegando entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Lembro-me que autoridades visitaram a localidade para organizar o asfaltamento e manilhamento, sendo um "evento" para os moradores.
    Ainda está bem fresco em minha memória algumas brincadeiras em que praticava nesse cenário,  como os jogos de bola de gude e as "corridas de chapinhas", as quais desenhávamos a pista no chão de terra batida e conduzíamos as mesmas com petelecos.
    Após o asfalto, um outro benefício chegou: linhas de ônibus começaram a circular no local, dando enfim novos ares ao sub bairro.
     Uma outra lembrança dessa época de transformação em meu lugar também tem ligação com a chegada do asfalto: como minha casa ficava em uma pequena elevação,  assim que foi implantado o asfalto, o mesmo foi palco de "desfiles" dos tradicionais carrinhos de rolimã, com um barulho provocado pelas rodas que durava boa parte da noite.
       E assim foi um momento de minha infância, que ainda guardo muito vivo em minha memória. E a localidade continua seguindo seu rumo, os ônibus não circulam mais, porém o asfalto continua, sendo palco das idas e vindas, da passagem de um transeunte que está sempre entre nós: o tempo.

5 comentários:

  1. Me lembro de como era a rua e como fui algumas vezes na sua casa,conversava muito com seus pais eaa suaa irmâs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Mnanoel. Tudo bem? Que bom que minha postagem provocou esses resgates. Muito gratificante. Essa foto remete muito minha infância. Da uma saudade daquela época! Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Me lembro de como era a rua e como fui algumas vezes na sua casa,conversava muito com seus pais eaa suaa irmâs!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Carlos. Meu nome é Cláudia e eu estou, no momento, prestando serviços para a Secretaria de Habitação do Rio de Janeiro para regularização urbanística e fundiária de diversas áreas da cidade e uma delas é o Bairro Corcundinha.
    Dentre as atividades a serem desempenhadas se encontra a pesquisa fundiária que prevê um relatório em que se conte a história do bairro, tipo: quando apareceram as primeiras casas, de onde viram esses moradores, em que ano começou. Você poderia me ajudar contando a história que você conhece? Se você se dispuser, pode me indicar, por aqui, um e-mail para contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Claudia. Muito obrigado pela visita ao blog. Se puder, seja seguidora. Vou passar um e-mail pra contato. Tentarei ajudá-la.
      E-mail: carlosslash2003@yahoo.com.br
      Um grande abraço.

      Excluir