quarta-feira, 8 de maio de 2019

"E o futuro não é mais como era antigamente"

    As terras do atual bairro de Campo Grande foram no passado um grande conjunto de fazendas. A Fazenda das Capoeiras, por exemplo, segundo relatórios dos séculos XVIII e XIX, era considerada como uma das mais prósperas do então Sertão carioca. 
    Essas terras foram sendo adquiridas por meio de compras de datas de terra, pertencentes a sesmeiros. Era comum, dentro  dos limites dessas fazendas, como a das Capoeiras, os filhos e outros herdeiros criarem, para cada um, uma fazenda particular. Com isso, dentro dos limites da Fazenda das Capoeiras, existiam outras menores, como a Fazenda de Sant'Anna, Fazenda do Corcundinha, entre outras.
    Assim, aglutinando outras fazendas e sítios administrados por herdeiros e outros familiares, a Fazenda das Capoeiras acabou se transformando em uma verdadeira grande área de domínio ou propriedade em comum, mas com um detalhe: sem os devidos cuidados legais dos proprietários iniciais. Com o passar do tempo, isso acabou gerando grandes questões fundiárias, que se estendem até os dias atuais, principalmente com a especulação imobiliária.
    Abaixo, duas imagens, praticamente do mesmo local, em épocas distintas, retratam a passagem do tempo na região:
    A primeira, a mais antiga, refere-se à antiga venda do "Pau Picado", localizada na Fazenda de Sant'Ana do Tingui, no Largo das Capoeiras. Após ser vendida, foi demolida e erguido em seu lugar um depósito de material de construção. 
    Na segunda foto, atual, o local abriga uma lanchonete que se destaca na produção de quibes e esfirras, o Habib's.

Imagem cedida pela professora Maria José Diogo Moreira, nascida ali, neta do último proprietário do local, Senhor José Martins Diogo Júnior. Fonte da imagem: "Rumo ao Campo Grande por trilhas e caminhos", de José Nazareth de Souza Fróes e Odaléa Ranauro Enseñat Gelabert.

 Foto: Carlos Eduardo de Souza.

"O tempo passa e nem tudo fica a obra inteira de uma vida".


12 comentários:

  1. Show! Excelente postagem!
    Parabéns professor!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu que agradeço pela visita ao blog, Jane. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Essa foi fundo... Vila Nova e São Basílio também faziam parte dessa Fazenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Zé Carlos. Tudo bem? Não tenho certeza, mas vale a pesquisa. Abração.

      Excluir
  4. Parabéns,sempre me fazendo deliciar com as histórias de nosso bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Continue seguindo o blog. Um grande abraço.

      Excluir