quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

As marcas do tempo no Calçadão

Foto: Calçadão de Campo Grande, aproximadamente anos 30. Fonte: face Antigo Campo Grande.

    Localizado próximo à estação de trem de Campo Grande, o Calçadão de Campo Grande, na Rua Coronel Agostinho, com o passar do tempo transformou-se num ponto de referência para o bairro, já que se trata do centro comercial da região. Com aproximadamente 500 metros de extensão, o Calçadão foi inaugurado em 1976, devido ao crescente número de firmas comerciais que haviam se instalado na Rua Coronel Agostinho (um negociante que foi muito respeitado e que nesta rua residiu por muitos anos), sendo um projeto do paisagista Burle Marx.
   
Foto: Rua Coronel Agostinho na década de 1950
Fonte: Jornal Zona Oeste, edição especial, 1998.

    Acompanhando a evolução do bairro, o centro comercial de Campo Grande seguiu o desenvolvimento, passando por uma reforma, com a retirada do excesso de camelôs do Calçadão, sendo presenciada uma mudança também no aspecto visual, com obras sendo realizadas e até esculturas sendo postas.
    Abaixo, uma imagem do Calçadão de Campo Grande em duas fases distintas: Uma de 1988, com intensa movimentação e muitas barracas no meio da rua; a outra, depois da reforma do Rio Cidade, com o movimento de sempre.

Fonte: Jornal O Globo - Zona Oeste 21/11/2004.

Abaixo, duas fotos que caracterizam as marcas do tempo no local onde hoje fica a loja Superlar, no Calçadão, em fases distintas. 

 Foto posto de gasolina. Fonte: www.campogranderj.com.br
Foto atual. Fonte: Carlos Eduardo de Souza

20 comentários:

  1. É bom saber a estória do bairro em que moramos!! Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre é bom saber da história de nosso amado bairro.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Carlos!
    Sou morador de Campo Grande desde que nasci e me intriga alguns fatos históricos de Campo Grande que não possuo acesso... sou atualmente estudande de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e faço uma pesquisa no campo de turismo naos subúrbios cariocas. Mas, para além disso, gostaria de saber sobre a história do anexo do "novo" calçadão de CG, que é na Rua Barcelos domingos, onde temos a estátua de Adelino Moreira. O caçado parace e é mais novo que o "antigo" calçadão e as obras de calçamento, de pórtico, de urbanização daquele lugar quando que se deram? O que tinha ali antes? Você tem informaçõs sobre essas perguntas e deseja compartilhar? Aguardo sua resposta aqui ou segue o meu e-mail jv.inac@gmail.com
    Obrigado desde já!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, João. Tudo bem. Essa parte do Calçadão mais "nova", Rua Barcelos Domingos, foi inaugurada com o acesso do Túnel, ligando a Rua Coronel Agostinho a Rua Barcelos Domingos, passando por baixo da Linha Férrea. Essas obras foram concluídas em 2007. Pelo que lembro, antes essa área era ocupada por vendedores ambulantes. Espero ter ajudado. Um grande abraço e muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
    2. Ajudou muito Carlos!!! Muito Obrigado!!
      Gostaria de saber também de saber se você sabe sobre o projeto da agência do Banco do Brasil na Rua Amaral Costa... Ela tem uma arquitetura muito interessante e um jardim agradável. É uma construção que chama atençaõ e não temos dados do autor do projeto, de quando foi concebido

      Excluir
    3. Boa noite, João. Puxou um ponto interessante. Sempre admirei aquela arquitetura mas nunca parei pra pensar sobre o motivo. O que sei é que aquela área do Banco até a CRE era o cemitério de Campo Grande. Talvez tenha algo a ver. Vale a pesquisa. Vou procurar saber. Muito obrigado pela visita ao blog. Já é seguidor? Um grande abraço.

      Excluir
    4. Já sou sim seu seguidro!!! obrigado pela resposta!!!!

      Excluir
    5. Olá, João. Blz. Muito obrigado por ser seguidor.

      Excluir
    6. Boa tarde! Procuro o projeto original do calçadão de Campo Grande. Toda ajuda é bem vinda.

      Excluir
    7. Bom dia. Infelizmente não tenho. Mas sei quem pode ter. Se conseguir, entro em contato. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
    8. O espaço onde hj é calçadão era rua com pontos de ônibus, como o 821, 822, 851, e outros... E a saída do túnel era somente até a rua Campo Grande.
      Tbm gostaria de acrescentar um fato interessante sobre o BB... Ali era um ponto de ônibus que vinham da rodoviária e viravam para a Amaral Costa e descia até o final. Muitas mudanças da década de 90 para cá. ;)

      Excluir
    9. Boa Noite. Realmente muitas mudanças ocorreram e continuam ocorrendo em nosso bairro. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  4. E, Carlos. Nós passamos por muito dessa transformação e nem demos muita importância. Hoje quando surge algum estudioso, como você, e relembra as coisas afloram, e dá muita saudade daqueles tempos. Sem saudosismo. Mas hoje a ocupação desordenada de nosso bairro virou um problemão. Principalmente de nossas áreas verdes. o poder público tem de agir rápido.
    Belo artigo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, meu amigo. Muito obrigado! Com certeza o tal "progresso " provoca transformações em nossos locais. Infelizmente, algumas dessas transformações não são do jeito que a gente queria. E aí só ficam as lembranças. Por isso estou aqui pra manter viva nossas belas lembranças. E eu sou bem saudosista (rsrs). Um grande abraço, meu querido.

      Excluir
  5. Bom demais o trabalho meu amigo. Estou fazendo um trabalho para a faculdade chamado de Memória dos Bairros e esse seu blog é nota 10, me ajudou bastante a achar detalhes sobre a identidade local do bairro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Alexander. Muito obrigado pela visita ao blog. Fico feliz por meu blog ser relevante para suas pesquisas. Se puder, torne-se um seguidor. Um grande abraço.

      Excluir