quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

As marcas do tempo no Calçadão

Foto: Calçadão de Campo Grande, aproximadamente anos 30. Fonte: face Antigo Campo Grande.

    Localizado próximo à estação de trem de Campo Grande, o Calçadão de Campo Grande, na Rua Coronel Agostinho, com o passar do tempo transformou-se num ponto de referência para o bairro, já que se trata do centro comercial da região. Com aproximadamente 500 metros de extensão, o Calçadão foi inaugurado em 1976, devido ao crescente número de firmas comerciais que haviam se instalado na Rua Coronel Agostinho (um negociante que foi muito respeitado e que nesta rua residiu por muitos anos), sendo um projeto do paisagista Burle Marx.
   
Foto: Rua Coronel Agostinho na década de 1950
Fonte: Jornal Zona Oeste, edição especial, 1998.

    Acompanhando a evolução do bairro, o centro comercial de Campo Grande seguiu o desenvolvimento, passando por uma reforma, com a retirada do excesso de camelôs do Calçadão, sendo presenciada uma mudança também no aspecto visual, com obras sendo realizadas e até esculturas sendo postas.
    Abaixo, uma imagem do Calçadão de Campo Grande em duas fases distintas: Uma de 1988, com intensa movimentação e muitas barracas no meio da rua; a outra, depois da reforma do Rio Cidade, com o movimento de sempre.

Fonte: Jornal O Globo - Zona Oeste 21/11/2004.

Abaixo, duas fotos que caracterizam as marcas do tempo no local onde hoje fica a loja Superlar, no Calçadão, em fases distintas. 

 Foto posto de gasolina. Fonte: www.campogranderj.com.br
Foto atual. Fonte: Carlos Eduardo de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário