sábado, 4 de fevereiro de 2017

A "caixa d'água" de Campo Grande

   

    Quem passa pelo Viaduto Alim Pedro, no bairro de Campo Grande, pode já ter avistado, no alto de um morro, uma grande "caixa d'água", como muitos chamam. Trata-se do reservatório Victor Konder, ou antiga caixa d'água de Campo Grande, construído em 1928, sob a presidência de Washington Luís.
    Com capacidade de armazenamento de 16 milhões de litros de água potável, o reservatório, localizado no morro do Luís Barata, é responsável pelo abastecimento de vários sub-bairros de Campo Grande. Seu funcionamento foi interrompido no final da década de 1960, sendo reformado e reinaugurado em 1998. No mesmo ano, foi tombado pelo Patrimônio estadual.
    Apesar de ficar próximo ao Regimento de Polícia Montada (RPMont), o local é alvo de furtos de cabos de energia, além de ponto de usuários de droga, segundo depoimentos de moradores.
    Porém, o reservatório compensa com sua beleza e história importantes para o bairro, dando um espetáculo à noite com uma iluminação especial, que pode ser vista de vários pontos de Campo Grande, inclusive a longa distância.

Foto reservatório Victor Konder à noite. Fonte: http: //rmmtrilhas.blogspot.com.br/, por Renato Monsores.

4 comentários:

  1. Lá em cima é muito escuro de noite. Não me admira ter drogados.

    ResponderExcluir
  2. Alguém se la é aberto a visitação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo. Tem visitação sim. Pode ver no local ou procurar Rio de Coração Tour, que promove passeios por pontos turísticos de Campo Grande. Um abraço e obrigado pela visita.

      Excluir