domingo, 19 de fevereiro de 2017

O sereno carnaval de Campo Grande

    O carnaval é uma das festas populares mais aguardadas pelo povo brasileiro, especialmente pelos cariocas. Marcado pelas fantasias e desfiles de suas tradicionais escolas de samba, além de vários blocos espalhados pela cidade, o carnaval do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais do Brasil.
    A Zona Oeste da cidade também possui um carnaval expressivo, com suas conhecidas escolas de samba, blocos de rua, entre outros.
    No bairro de Campo Grande não é diferente. A região, desde o século passado, é marcada por um movimento carnavalesco intenso, com blocos de rua, festas em determinados sub-bairros (Magali, Vila Nova, entre outros), e todo um clima típico que envolve os dias de folia na cidade maravilhosa.
    Na questão Escola de Samba, o bairro já teve a Império de Campo Grande, que desfilou na década de 1970. Atualmente, o bairro possui algumas chamadas Escolas de Samba, como a Delírio da Zona Oeste e a Império da Zona Oeste. Porém, a maior representante do bairro é a Sereno de Campo Grande.
    Fundada em 12 de fevereiro de 1996, a escola de samba, ou Grêmio Recreativo Escola de Samba Sereno de Campo Grande, é um dos representantes do bairro da Zona Oeste do Rio no carnaval carioca. Até um tempo atrás, a escola tinha sua sede no sub-bairro de Vila São João, mudando há alguns anos para a Avenida Cesário de Melo. A agremiação, de cores azul e branco, tendo uma coruja como símbolo, surgiu por iniciativa de frequentadores do extinto Bar e Restaurante do Pepe, na já citada Avenida Cesário de Melo. Inconformados com o fato de Campo Grande, o bairro mais populoso do Rio, não ter um representante de força no carnaval carioca, enquanto outros bairros da Zona Oeste, como Bangu, Santa Cruz e Padre Miguel possuírem, houve a iniciativa da criação de uma escola de samba no bairro, já que este já possuíra diversos blocos carnavalescos, como Filhos da Pauta, Sinfonia dos Tamancos e Xavante do Tingui.
    Em 2007, a Sereno de Campo Grande desfilou pela primeira vez na Marquês de Sapucaí, sendo um dos marcos mais importantes de sua história.




Fotos. Fonte: Acervo Chop da Villa

6 comentários:

  1. Curti muito o baile, que era próximo ao túnel , com direito a carro de som do então Almir Rangel, tempo bom aquele poxa....
    abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog, meu amigo. Com certeza o carnaval de Campo Grande sempre foi expressivo. Um abraço.

      Excluir
  2. Meu amigo. Parabéns!
    Mas para que a história esteja completa coloque os nomes dos fundadores , no qual eu, Dalberto Gomes, me incluo.
    É muito importante não omitir nomes daqueles que se doaram para que a Escola de Samba seja o que é hoje.
    Dalberto Gomes, poetas, ator e jornalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Dalberto. Tudo bem. Obrigado pela visita ao blog. Eu não omiti informação, apenas não sabia dela. Com certeza se soubesse teria colocado no artigo. Farei isso assim que possível. Um abraço.

      Excluir
  3. Obrigado, mais uma vez, querido Carlos Eduardo de Souza, por estar sempre evidenciando Campo Grande. O Carnaval, através do Sereno, é mais uma das riquezas de nossa região. O Duo Suburbius (Mario Ceita & Will Tom) teve a honra de desfilar na Escola, em 2020. E continuamos aguardando os próximos desfiles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu querido. Que venham outros carnavais! Um grande abraço.

      Excluir