domingo, 19 de fevereiro de 2017

O sereno carnaval de Campo Grande

    O carnaval é uma das festas populares mais aguardadas pelo povo brasileiro, especialmente pelos cariocas. Marcado pelas fantasias e desfiles de suas tradicionais escolas de samba, além de vários blocos espalhados pela cidade, o carnaval do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais do Brasil.
    A Zona Oeste da cidade também possui um carnaval expressivo, com suas conhecidas escolas de samba, blocos de rua, entre outros.
    No bairro de Campo Grande não é diferente. A região, desde o século passado, é marcada por um movimento carnavalesco intenso, com blocos de rua, festas em determinados sub-bairros (Magali, Vila Nova, entre outros), e todo um clima típico que envolve os dias de folia na cidade maravilhosa.
    Na questão Escola de Samba, o bairro já teve a Império de Campo Grande, que desfilou na década de 1970. Atualmente, o bairro possui algumas chamadas Escolas de Samba, como a Delírio da Zona Oeste e a Império da Zona Oeste. Porém, a maior representante do bairro é a Sereno de Campo Grande.
    Fundada em 12 de fevereiro de 1996, a escola de samba, ou Grêmio Recreativo Escola de Samba Sereno de Campo Grande, representa o bairro da Zona Oeste do Rio no carnaval carioca. Sediada no sub-bairro de Vila São João, a agremiação, de cores azul e branco, tendo uma coruja como símbolo, surgiu por iniciativa de frequentadores do extinto Bar e Restaurante do Pepe, na Avenida Cesário de Melo. Inconformados com o fato de Campo Grande, o bairro mais populoso do Rio, não ter um representante de força no carnaval carioca, enquanto outros bairros da Zona Oeste, como Bangu, Santa Cruz e Padre Miguel possuírem, houve a iniciativa da criação de uma escola de samba no bairro, já que este já possuíra diversos blocos carnavalescos, como Filhos da Pauta, Sinfonia dos Tamancos e Xavante do Tingui.
    Em 2007, a Sereno de Campo Grande desfilou pela primeira vez na Marquês de Sapucaí, sendo um dos marcos mais importantes de sua história.


Fotos. Fonte: Acervo Chop da Villa

2 comentários:

  1. Curti muito o baile, que era próximo ao túnel , com direito a carro de som do então Almir Rangel, tempo bom aquele poxa....
    abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog, meu amigo. Com certeza o carnaval de Campo Grande sempre foi expressivo. Um abraço.

      Excluir