sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O império da laranja

Durante a primeira metade do século XX, o bairro de Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, foi conhecido como uma área de grande produção de laranja. Na medida em que a produção cafeeira foi-se reduzindo no Rio de Janeiro e no Brasil, a citricultura começou a destacar-se, tendo Campo Grande, até meados da década de 1940, o rótulo de um dos principais centros de laranjas, sendo o solo da área um dos grandes permissores do desenvolvimento da citricultura.
Nesse período, as laranjas passavam por um processo até que fossem exportadas, no qual tinha a Inglaterra como principal importadora. Devido ao fato de as laranjas passarem por todo um processo de escolha, além de serem embaladas cuidadosamente com um papel finlandês, os locais de produção das laranjas eram chamados de fábricas, chegando a empregar 300 pessoas. 
Com o apelido de "citrolândia", Campo Grande observava os laranjais se desenvolverem pela Serra do Mendanha até a divisa com o município de Nova Iguaçu. Nesse período, o bairro destacava-se como um considerável mercado de trabalho para rapazes e moças, com uma exportação, em determinada época, chegando a 140.000 toneladas do produto por ano.
Porém, devido à falta de mercado provocada pela Segunda Guerra Mundial, um tratamento inadequado do solo e uma praga que pairou sobre os laranjais, o chamado período da laranja em Campo Grande chegava ao fim, com as fazendas sendo vendidas, e o bairro começando a mudar a sua estrutura a partir deste fato.

11 comentários:

  1. Show , muito legal , gostei de conhecer um pouco mais sobre este conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Show , muito legal , gostei de conhecer um pouco mais sobre este conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Simas. A história de Campo Grande é muito rica. A época dos laranjais foi muito importante dentro da dinâmica do desenvolvimento do bairro. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Fala Hubert Reeves:
    astrofísico canadense

    O homem é a mais insana das espécies.Adora um Deus invisível e mata a natureza visível.....sem perceber que a natureza que ele mata é o Deus invisível que adora.


    Shalom!

    ResponderExcluir
  6. Interessante!
    Obrigado por sempre nos dsliciar com suaa histórias deste amado bairro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu querido. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir
  7. Muito legal! Eu pensei que esse monumento em campo grande era uma cachoeira pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não. Esse monumento é uma homenagem aos tempos dos laranjais em nosso bairro. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  8. Vim morar em Campo Grande no ano de 1945 aos 11 anos de idade . Morei na Cesário de Melo e era comum ver os caminhões carregados de laranjas passando pela estrada e nós crianças ,ficavamos pedindo : " me dá , me dá " ,e os homens que iam em cima das laranjas jogavam algumas para nós. Muito bom recordar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Que bacana! Experiência única. Muita história pra contar. Um grande abraço.

      Excluir