quinta-feira, 2 de maio de 2024

Maciço do Gericinó - Serra do Mendanha

 

Localizado entre os bairros de Campo Grande e Bangu, além do município de Nova Iguaçu, está o Maciço do Gericinó-Serra do Mendanha. Trata-se de uma área de treinamento militar, que conserva trechos da Mata Atlântica primária na cidade do Rio. Possui também nascentes de rios de água cristalina, a Floresta do Mendanha e restos de um suposto Vulcão 🌋. 
Segundo estudos, há 30 milhões de anos, dois vulcões estiveram em plena atividade na Serra do Mendanha/Serra de Madureira. O que restou do suposto Vulcão virou atração em Nova Iguaçu. Ele foi descoberto pelo geólogo Victor de Carvalho Klein. O outro Vulcão ficaria na Serrinha do Mendanha, em Campo Grande (Chaminé do Lamego), descoberto na década de 1930.

Fonte consultada e imagem: Rio Zona Oeste  - Guia turístico.  

6 comentários:

  1. Excelente registro histórico da Serra que é um dos maiores tesouros da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Realmente é um tesouro natural que devemos conservar. Continue visitando sempre o blog. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Bom dia, professor Carlos! Sou Sandro Martins , Coordenador Pedagógico da Escola Municipal Cora Coralina, no Mendanha. Nossa Escola pautou em seu Projeto Político Pedagógico o tema gerador "Eu Criarei Asas Sem Perder Minhas Raízes", cujo objetivo é trazer aos alunos a sensação de pertencimento , da importância do Mendanha na história de Campo Grande. Gostaria muito falar com senhor, tenho certeza que seria enriquecedor para nossa comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, meu amigo. Muito obrigado pela visita ao blog. Que bacana seu contato! Com certeza podemos marcar sim. Deixarei meu número para contato: (21) 999020909. Fico no aguardo.

      Excluir
  3. Postei um link do Memórias Campo Grande no Saiba História! Aproveita e coloca o meu também aí no seu excelente blog. Tenho certeza que meus seguidores irão adorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, meu amigo. Muito obrigado por mais uma vez você visitar o blog. Com certeza faremos essa ponte. Já utilizei algumas vezes seu blog aqui no meu. Farei outras vezes. Um grande abraço.

      Excluir