quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Capela de Nossa Senhora do Lameirão

 

Acima encontra-se uma aquarela da Capela de Nossa Senhora do Lameirão, no bairro de Santíssimo, vizinho a Campo Grande. A obra foi retratada por Thomas Ender, um artista austríaco, que esteve no Brasil em viagem feita em 1817, percorrendo o caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo. 

Segundo historiadores, com provisão de 03 de dezembro de 1750, a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Lameirão foi usada como templo mais importante do então Curato (freguesia eclesiástica de criação diocesana provisória), tendo permissão para manter em "Sacrário " o Santíssimo Sacramento, criando assim uma espécie de "irmandade". Daí, provavelmente, o nome do bairro de Santíssimo.

Assim, ainda segundo historiadores, o local serviu, de forma provisória, para as atividades da futura freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande. 

Fonte consultada e imagem: Rumo ao Campo Grande por trilhas e caminhos. José Nazareth de Souza Fróes e Odaléa Ranauro Enseñat Gelabert. Segunda edição. Rio de Janeiro. 2005.

4 comentários:

  1. Mais uma postagem excelente! Parabéns pelo registro histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Um grande abraço.

      Excluir
    2. Essa igreja ainda existe? Minha filha está fazendo um trabalho na escola e gostaria de ter esta informação

      Excluir
    3. Boa Noite, Luciara. Ela não existe mais. Segundo informações, uma outra igreja existe em seu lugar, erguida sobre as ruínas dessa capela. É a igreja de São Pedro. Muito obrigado pela visita ao blog. Um abraço.

      Excluir