quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Um Gurgel em Campo Grande


Foto: Carlos Eduardo de Souza. 


A foto acima, tirada na localidade Salim, no bairro de Campo Grande, é de um automóvel que ficou muito conhecido entre o final dos anos 1980 e início dos anos 1990: o Gurgel, mais especificamente o BR-800. O exemplar da foto é de um morador da localidade, que segundo o próprio, pertenceu a seu pai.
Fundada por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, a empresa conseguiu fabricar 40 mil carros legitimamente brasileiros, passando por Karts, jipes, modelos elétricos e o modelo popular batizado de BR-800. Esse modelo possuía um motor de dois cilindros projetado pela própria empresa, com este ficando na frente do automóvel, mas a tração sendo traseira.
O engenheiro Gurgel às vezes colocava ideias incomuns e seguia adiante com seus projetos. Assim, o BR-800 foi fabricado com amortecedores de fricção e carroceria de fibra de vidro. O interior do carro era quente e o espaço no banco de trás era reduzido. Porém, o carro cabia em qualquer vaga, e sua direção, de tão leve, parecia hidráulica. 
Lançado em 1988, o carro parou de ser fabricado em 1994, com a falência da Gurgel. Durante 25 anos, a empresa que levou o sobrenome de seu fundador, falecido em 2009, deixou um grande legado: o de fazer um automóvel 100% brasileiro. Atualmente, os carros da Gurgel, como o da foto acima, são verdadeiras raridades, fazendo parte da  memória e da história de nosso país.

Fonte consultada: Coleção carros nacionais 2.

2 comentários: