quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A padroeira de Campo Grande

 Nossa Senhora do Desterro é considerada como padroeira daqueles que, por muitas razões, deixaram sua terra natal, familiares e amigos para enfrentar viagens, muitas vezes perigosas e longas, em direção a algo desconhecido e sem saber como seriam recebidos em um novo território.

Entre os colonos portugueses, era muito comum trazerem na bagagem imagens da "Sagrada Família " em fuga para o Egito, tradicionalmente representada por Maria com o menino Jesus nos braços montada num burrinho, e José.

Pelo calendário Gregoriano, 17 de fevereiro é o dia dedicado à devoção de Nossa Senhora do Desterro, data aproximada da chegada da Sagrada Família à antiga Heliópolis, atual Cairo, capital do Egito, depois de uma longa jornada.

O bairro de Campo Grande tem sua origem atrelada à uma capela em devoção à Nossa Senhora do Desterro, inicialmente em terras de Barcellos Domingos (Domingues), na Fazenda Bangu,  que é hoje o bairro de Bangu. Mais tarde a mesma foi "transferida" para limitações já próximas ao atual bairro de Campo Grande, até a consolidação do atual templo no centro do bairro, localizado numa pequena elevação.

Depois de passar por um terrível incêndio, em 1882, a Paróquia foi praticamente reconstruída com esforços de autoridades, da população e principalmente do Padre Belisário dos Santos, Vigário de Campo Grande . A 3 de janeiro de 1926, a Matriz, já recuperada do já citado incêndio, foi sagrada - processo chamado "sagração", o qual a igreja recebe uma bênção numa inauguração, reinauguração ou algo próximo disso, geralmente com o templo possuindo alguma relíquia de um santo, num ritual com portas fechadas, com os fiéis do lado de fora respondendo algumas palavras para o sacerdote - pelo bispo de Santos, D. José Maria Pereira Lara

Ao Vigário Pe. Felício Magaldi os paroquianos de Nossa Senhora do Desterro devem a instituição da "Novena de Nossa Senhora do Desterro, Padroeira de Campo Grande", sendo um relevante trabalho feito de orações, meditações e hino composto por ele.

Abaixo o hino a Nossa Senhora do Desterro 

Fonte consultada e imagens: Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande.  A história de uma Freguesia do Arcebispado do Rio de Janeiro revista e documentada. José Nazareth de Souza Fróes. 2006.

Explicação sobre o processo de "Sagração ": por Daniele Ferraz. 





4 comentários:

  1. Sensacional essa postagem! Continue assim. Seu blog está cada dia melhor. Vou ler e compartilhar. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado pelas informações, minha querida. Um grande abraço.

      Excluir