segunda-feira, 18 de maio de 2020

E aí, "agora a ficha caiu?"

    Muitos jovens (inclusive até alguns adultos) de hoje já devem ter se perguntado sobre uma expressão ainda muito utilizada. Quem já não ouviu falar nas famosas "Caiu a ficha ", "A ficha ainda não caiu" e outras relacionadas a este pequeno objeto de tamanho parecido com uma moeda.
      Atualmente fazendo parte de itens de colecionadores, a ficha foi muito utilizada até o início dos anos 1990 nos telefones públicos, os chamados "orelhões". O sujeito depositava a dita cuja no telefone na parte superior do aparelho. A ligação só se completava quando a tal ficha caía no local adequado. Só que, em algumas situações, ela demorava um pouco para cair, gerando a expressão "a ficha ainda não caiu ", ou seja, entendido hoje como "o objetivo ainda não foi alcançado", ou "a pessoa ainda não entendeu". Além disso, quando a ficha não caía, gerava-se um outro problema: as reclamações das pessoas atrás de você formando uma imensa fila à espera de uma ligação, numa época em  que a maioria da população não tinha sequer telefone convencional. Mas quando ela finalmente caía, vinha aquele alívio para o usuário, porque "a ficha finalmente caiu", ou seja, "agora o recado foi entendido", finalmente "o negócio funcionou".
     Depois de muito utilizadas, as mesmas foram substituídas por cartões, que também perderam suas utilidades com o advento dos celulares, deixando os orelhões pouquíssimos utilizados atualmente, quase obsoletos.
     Porém, a expressão "agora a ficha caiu" ou algo do tipo continuam vivas no vocabulário das pessoas, metaforicamente significando que alguém  entendeu algo com atraso, igual a demora da ficha telefônica caindo.
     Abaixo, um dos poucos orelhões ainda existentes, localizados ao lado da Escola Municipal Venezuela, no centro do bairro de Campo Grande. 

     Alô, alô, alguém ainda não entendeu? A ficha ainda não caiu?

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  2. Boa! 😃 Gosto de saber desses termos antigos, que usamos muitas vezes sem saber a origem! Parabéns!
    A minha ficha já caiu! 👍🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Dani. Muito obrigado pela visita ao blog. Já que a ficha caiu, tá tudo nos "conforme". Rsrs. Um grande abraço.

      Excluir
  3. A ficha só caiu quanto a vantagem da ficha quando ela foi substituída pelos cartões - aquele sistema natimorto que ia contando para menos os créditos na velocidade da luz. Que saudade! Estar junto, mesmo que separados por uma linha, era o mais importante. Quantas pessoas "roubaram" uma conversa com um ente querido colocando um diodo em paralelo no cabo telefônico deixando o terminal "direto"? Só agora a ficha caiu para o fato de que tudo parecia mais inocente e mais sincero. Hoje é tão barato, fácil e direto falar com qualquer um, mas no mais das vezes não há ninguém realmente na linha. Falamos em grupo ao léu. Bye bye, Brasil. A última ficha caiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Pura nostalgia. Bons tempos. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir
  4. Deveriam ser todos retirados pq sem utilidade e depreciados ficam enfeiando o visual local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Sérgio. Com certeza ficaram praticamente obsoletos, já que a expansão dos smartphones é avassaladora. Fica apenas o resquício do passado. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço.

      Excluir