quarta-feira, 8 de abril de 2020

O cinema de Vila Nova

   Até a década de 1990, era muito comum o hábito de se frequentar os cinemas de rua. Com o advento e expansão dos shopping centers pela cidade do Rio , inclusive chegando à Zona Oeste, os tradicionais cinemas foram sendo "substituídos" pelos que se encontram nos interiores dos shoppings.
     O bairro de Campo Grande já sediou alguns desses tradicionais cinemas de rua. Um foi o Cine Progresso, fundado em 30 de julho de 1928, localizado na Rua Campo Grande. Este encerrou suas atividades em 1966.
     Ainda na Rua Campo Grande funcionou um outro cinema, inaugurado em 1938. Trata-se do Cine Theatro Campo Grande, também conhecido como Cine Campo Grande, que possuía 1.463 lugares, funcionando até 1994. A partir do ano seguinte, o mesmo passou a se chamar Cine Star Campo Grande, fechando em 2001, sendo hoje um restaurante popular. 
     Outro cinema existente no bairro foi o Cine Palácio Campo Grande. Localizado na Rua Augusto Vasconcelos, foi inaugurado em 09 de agosto de 1962, sendo considerado o maior do Rio de Janeiro, encerrando suas atividades com 1.749 lugares. Em 1990 fechou suas portas, mudando de função, porém mantendo a forma, dando lugar à Igreja Universal do Reino de Deus.
     Porém, pouco se sabe de outro cinema que funcionou em Campo Grande, longe do centro do bairro: trata-se do cinema de Vila Nova, ou cineminha de Vila Nova, presente na Estrada do Campinho, onde hoje se encontra a padaria/confeitaria Craque do Pão. 
     Com 236 poltronas, o mesmo operou com um aparelho de 16 mm. O senhor Hermínio O. Rodrigues respondia pela programação, que funcionou de 1956 a 1959, exibindo em média 210 sessões.
     Após encerrar as atividades, o local passou a funcionar como fábrica de tecidos, chegando a ter um açougue e uma serralheria também, até a atual atividade.
     Um fato curioso é que, praticamente cinquenta anos depois, mais especificamente entre 2005 e 2010, funcionou uma locadora em frente ao local do antigo cinema, chamada Cinéfila. A mesma se destacava por oferecer filmes denominados "cult", não encontrados com facilidade nas outras locadoras. Além disso, a mesma proporcionava alguns eventos, como apresentações musicais e exibições de filmes, denominado Cine Show.
     Voltando ao Cine Vila Nova, um frequentador do mesmo, Leu Lima, afirma que as imagens não eram de boa qualidade, e que lembra de alguns filmes exibidos no cinema, como "Sangue e areia" e o "Filho do sheik".
     E assim é a história de mais um cinema de rua de Campo Grande. Ficaram para trás a poeira e o lanterninha.
     The End.



Imagens: Elder Sodré 

Fontes consultadas: O velho Oeste Carioca. Volume II. André Luis Mansur.
Cinemafalda.blogspot.com
Depoimentos de Júlio Lima, dono da locadora Cinéfila e de Leu Lima, profundo conhecedor da região.

13 comentários:

  1. Excelente postagem!
    Esse cinema em Vila Nova eu não conhecia. Parabéns também ao Leu Lima pela excelente contribuição!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! A Cinéfila eu conheci!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado. Muito grato pelas suas contribuições. Um grande abraço.

      Excluir
  4. Show! Campo Grande tem vida própria. Gostei muito do que li. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Poxa eu não sabia que Campo Grande tinha esse cinema antigo! Tem uma jornalista chamada Rafaela Torres que está entrevistando pessoas que falar sobre o cinema de antigamente. Acho que seria interessante falar sobre esses espaços de Campo Grande para ela, pois vai ter publicação. O telefone dela é: 98888-6442.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Anderson. Muito obrigado pela visita ao blog. Vou entrar em contato com ele. Um grande abraço.

      Excluir
  6. Nossa! Matéria deslumbrante! Parabéns! Meu Nome é Nelson, Formado em Artes Visuais, Cinéfilo e Audiófilo! Inimaginável sobre o "Cine Vila Nova"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, Nelson. Eu também fiquei muito surpreso quando recebi o relato de uma pessoa que frequentou o cinema. Poucas pessoas souberam da existência desse cinema. Mas ele existiu. Muito obrigado pela visita ao blog.

      Excluir