Localizado na Rua Artur Rios, o estádio Ítalo Del Cima, pertencente ao Campo Grande Atlético Clube, já viveu dias especiais.
O nome do estádio vem do imigrante italiano Ítalo Del Cima, relevante comerciante da Zona Oeste do Rio. O mesmo cedeu um terreno para a construção do estádio. Na partida inaugural do estádio, quando suportava 8 mil pessoas, o Campo Grande venceu o Oriente de Santa Cruz por 2 a 1. No ano de 1978, ocorreu uma reforma para ampliação do estádio, passando a comportar 22.500 pessoas. Para muitos, o ano de 1978 é a "verdadeira" data de inauguração do Ítalo Del Cima.
A primeira imagem é do estádio ainda com sua capacidade reduzida; a segunda imagem é uma maquete da ampliação do estádio.
Fonte das imagens: Face Recordar é viver novamente.
O recorde de público ocorreu no dia 20 de abril de 1982, quando 16.842 espectadores testemunharam a vitória do Campusca por 3 a 0 sobre o CSA, na decisão da Taça de Prata daquele ano, com o Galo da Zona Oeste tornando-se campeão.
O estádio já recebeu outros jogos interessantes através de sua história: em 1986, foi palco de um amistoso entre Campo Grande e a seleção da Indonésia, que excursionava pelo Brasil. 3 a 0 para o Campusca; em 1990, o Campo Grande jogou em casa com a seleção brasileira sub 20, à época em preparação para o Sul americano da categoria. 1 a 0 para a seleção canarinho, gol de Bismarck, ex jogador do Vasco da Gama; em 1992, devido à ausência do Maracanã no campeonato carioca, um Fla-Flu acabou acontecendo no Ítalo Del Cima: 1 a 0 para o tricolor das Laranjeiras, com gol do "super" Ézio; em 1994, o estádio recebeu outro clássico carioca, desta vez um Botafogo e Vasco, com o alvinegro vencendo por 3 a 2. Esse jogo foi válido pela Copa Dener, em homenagem ao atacante falecido naquele mesmo ano. Outros jogos da competição também ocorreram no Ítalo Del Cima.
Além disso, o estádio foi palco de revelação de grandes jogadores, como Dadá Maravilha, Valdir Bigode, entre outros, além de ter presenciado o início de carreira de um dos grandes treinadores brasileiros: Vanderlei Luxemburgo.
E assim o Ítalo Del Cima, que também já foi literalmente palco de grandes shows, como Legião Urbana, Paralamas do sucesso, Fagner, Mamonas Assassinas, entre outras atrações, além de ter sido cenário de filmes como "Heleno de Freitas", continua sua trajetória, sonhando com a volta de seus dias de glória.
Fonte das imagens: Face Recordar é viver novamente. A primeira: Jornal dos Sports, 21 de abril de 1982.
Fonte consultada: Face Campo Grande A C
Fonte consultada: Face Campo Grande A C
O seu entusiasmo é contagiante em reviver a memória, ainda mais de nossa região.
ResponderExcluirMuito obrigado.
Bom dia,Carlos. Tudo bem? Muito obrigado pela visita ao blog e pelas palavras. Fazer o resgate da memória de nossa região é um prazer. E o mais gratificante é saber que muitas pessoas como você gostam do meu trabalho. Se possível torne-se seguidor do blog. Um grande abraço.
ExcluirQue um dia as arquibancadas do estádio sejam liberadas para os jogos do Campusca.
ResponderExcluirSerá que ainda veremos isso?
Bom dia, meu amigo. Obrigado pela visita ao blog. Creio que o estádio vai ser liberado em breve. O clube teve uma reformulação e está cada vez melhor. Tem lojinha com produtos do clube, escolinha e esse ano voltou a ter o baile de carnaval, depois de muito tempo. Quando essa pandemia passar, tenho certeza que voltaremos a ver jogos do Campusca no Ítalo Del Cima. Um grande abraço.
ExcluirVoltem grande para orgulho do RJ
ResponderExcluirBom dia, Leo. É o que esperamos. Muito obrigado pela visita ao blog.
ExcluirUmma retificação na matéria,Mamonas Assassinas ninca fizeram show no Ítalo Del Cima.
ResponderExcluirBoa tarde. Tenho registros de um show deles no Ítalo Del Cima pouco antes do acidente fatal.
ExcluirMeu amigo como não se eu fui nesse show. Vc está enganado quanto a essa informação.
ResponderExcluirBom dia. Essa informação retirei do Face do clube. Pode ser que eles se enganaram. Mas você possui o registro de todos os shows que ocorreram no Ítalo Del Cima? Se tiver, tudo bem. Eu corrijo. Um grande abraço.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, Carlos. Primeiro, gostaria de parabenizar pelo texto e pelas informações. Segundo, sou morador de Campo Grande e estudante de jornalismo pela Castelo Branco - Realengo. Estou fazendo (tentando podemos dizer assim rs) um TCC a respeito do processo de reestruturação do clube. Lendo esse texto e com alguns detalhes sensacionais, como os shows realizados no estádio, gostaria de saber se você (num futuro próximo) pudesse me ajudar. Seja na ajuda pra confirmar ou até mesmo acrescentar algumas informações. Forte abraço.
ResponderExcluirBom dia, Patrick. Claro que posso ajudar. Meu telefone de contato é: 999020909. Só chamar. Um grande abraço.
Excluir