quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Campo Grande: Quantos anos?

   A imagem acima refere-se à uma edição do Jornal Patropi, de junho de 1980. Entre algumas notícias e fatos do bairro de Campo Grande e adjacências, como uma crítica ao Calçadão de Campo Grande, à época criado a pouco tempo, e a estreia do Campo Grande Atlético Clube na Taça Rio, uma chama atenção na parte de baixo do Jornal: trata-se de uma possível data de aniversário do bairro. A reportagem comunica o seguinte:
    "Campo Grande o futuro econômico do Rio
       Comemore com o Patropi no dia 26 de junho, o 307° aniversário de Campo Grande. Nesta data circulará uma edição especial que analisará as perspectivas econômicas, educacionais, políticas e a qualidade de vida da década de 80".

    Na manchete cita que o bairro, em 1980, fazia 307 anos. Sendo assim, como que em 2019, e em novembro, não em junho, Campo Grande comemorou 416 anos? A conta não bate.
    A questão é que Campo Grande não tem uma data oficial de fundação, já que o bairro foi sendo povoado aos poucos. A data que comemora o aniversário do bairro no Jornal Patropi é referente a criação da Capela de Nossa Senhora do Desterro, ainda em Bangu, em 1673. A igreja citada depois "migra-se" para as terras do atual Campo Grande e se torna a Matriz do bairro. Por isso, a reportagem de 1980 afirma 307 anos, fazendo referência à data de criação da capela que seria a igreja símbolo do bairro de Campo Grande. Já uma outra versão histórica afirma que o bairro começou sua história em novembro de 1603, após uma doação de sesmarias. Aí a justificativa de comemorar 416 anos em 2019.
    Além dessas possíveis datas de "começo" do bairro, ainda existe uma outra que é a criação da Freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Campo Grande, em 1755 ou 1757, a qual alguns historiadores afirmam que esse é o verdadeiro início do bairro.
    O fato é que Campo Grande não tem uma data específica de surgimento, podendo ser consideradas todas citadas acima, e talvez até outras. Mas, o importante é constatar que o bairro possui muita história para contar, através de seus séculos e mudanças eternizados pelo tempo.
     
Fonte consultada: Jornal Patropi, edição 255, semana de 07 a 13 de junho de 1980.
Pesquisa: Carlos Eduardo de Souza. 

6 comentários:

  1. Boa Eduardo!!! Mais uma para a coleção de curiosidades e histórias do nosso querido bairro!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo conteúdo, parabéns! Além de o maior bairro do Brasil é mais antigo que a própria cidade Campo Grande no MG

    ResponderExcluir