quarta-feira, 16 de outubro de 2019

A Viúva Dantas de Campo Grande

Rua Viúva Dantas, há muitas décadas. Fonte: Jornal Patropi, 21 de janeiro de 1983.

    Localizada no chamado centro de Campo Grande, sendo realmente uma das ruas mais centrais do bairro, a Rua Viúva Dantas já foi conhecida como "Rua dos namorados", por causa da grande quantidade de casais que passavam pelo local à tarde.
    Segundo moradores mais antigos, a Rua Viúva Dantas foi criada através da urbanização de uma fazenda, propriedade do agricultor Miguel de Oliveira Noronha, na qual existia uma produção de frutas, destacando-se as laranjas, além de batata e mandioca. Segundo o filho do agricultor, a área acabou vendida porque a produção não era satisfatória.   Assim foi construído um complexo de ruas, com a Viúva Dantas sendo a maior.
    No local também sempre se destacaram as árvores, destacando-se em especial, segundo um morador, um certo pé de tamarindo, o qual fazia a alegria da garotada, além dos pés de mangas.
    A movimentada rua acaba sendo uma espécie de "emenda" com a Rua Coronel Agostinho, onde localiza-se o Calçadão de Campo Grande. Há bastante décadas, a Viúva Dantas abrigava alguns bares, além de casas comerciais (estas últimas até hoje). O famoso Clube dos Aliados, por muito tempo fez parte do cenário da rua. Após a inauguração da unidade campestre, na Estrada do Mendanha, a função do prédio que abrigava o clube mudou. Mas ainda é possível avistar no alto do mesmo prédio o nome e o símbolo do clube.
    Nos antigos bares era comum pessoas de diversos pontos de Campo Grande se reunirem para falar de política, carnaval e da situação geral do bairro. Um desses bares era o Dib's, frequentado por motoqueiros e motoristas daqueles carros "envenenados", que dali partiam para os famosos "pegas", principalmente para os realizados na Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes. Outros bares completavam a paisagem, como o Simpatia e o Bar do Leleu (depois chamado de Cantinho Seresteiro), considerado na época como o auge do chorinho, muito procurado após às 18 horas por frequentadores que iam para cantar e tocar sucessos de Pixinguinha, Waldir Azevedo e outros feras do choro.
    Com o passar do tempo, a Viúva Dantas continuou seu processo de evolução, com o aumento do comércio e dos serviços, consolidado com a inauguração do Passeio Shopping, em 2000, colocando definitivamente o local como um dos principais do bairro de Campo Grande. 

Fonte: Jornal Patropi, 21 de janeiro de 1983.
Artigo baseado na matéria do mesmo.
    
    

6 comentários:

  1. Mas afinal quem foi a Viúva Dantas ? Parabéns pelo trabalho professor

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, meu amigo. Muito obrigado pela visita. Sobre o assunto, pesquisei muito sobre quem foi Viúva Dantas. Achei possíveis relações com alguns homens importantes da região com o sobrenome Dantas, mas infelizmente não consegui fazer a ligação dos nomes. É provável que a mesma foi casada com algum homem importante da região da família Dantas. Continua a pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Não sei quem foi a viúva Dantas! Mas, Miguel de Oliveira Noronha foi meu bisavô e Meneleu de Oliveira Noronha, foi meu avô Leleu. Eu cresci nesse ambiente. Muito obrigado pelo presente involuntário. Realmente, emocionante!

    ResponderExcluir
  4. Legal ,eu nem sabia o nome do meu Biz avó.
    E vocês sabiam que nosso Biz avó era de Portugal?
    Da cidade Ilha da Madeira

    ResponderExcluir