quinta-feira, 3 de outubro de 2019

A Festa do Preto Velho em Inhoaíba

  
  Imagem da festa do Preto Velho em Inhoaíba. 
       Fonte: Jornal Patropi. 

    Criada em 1960, a tradicional festa do Preto Velho, em Inhoaíba, já foi muito celebrada próxima ao dia da abolição da escravatura, 13 de maio. No local, duas imagens destacam a paisagem do bairro por muito tempo: a estátua de "Mãe Senhora" e a de Paizinho Quincas, o "Preto Velho ". Ambas sendo de "autoria" do artista Miguel Pastor, estas fizeram parte de um projeto do mesmo, que buscava fazer uma homenagem à raça negra, chegando até a Praça localizada no atual bairro de Inhoaíba. Segundo uma reportagem do Jornal Patropi, de maio de 1983, Pastor "explicou que o piso da 'Praça' é um 'Triângulo de força', mencionando o cultivo do culto africano".
    Ainda segundo a reportagem, o artista afirma que a estátua de "Mãe Senhora" significa uma nova visão de Mãe Preta, não só como símbolo de exploração; enquanto a de Preto Velho não seria mais aquele ser passivo, mas sim uma espécie de guerreiro/filósofo, uma espécie de Gandhi da raça negra.
     Tradicionalmente, a festa contava com a presença de autoridades religiosas, do próprio Miguel Pastor, políticos, grupos teatrais, entre outros, além de execução de hinos de religiões afrobrasileiras e mensagens de cultos históricos à raça negra, geralmente pedindo "liberdade para o negro".

Fonte consultada: Jornal Patropi, 17 de maio de 1983.
Pesquisa: Carlos Eduardo e Daniele Ferraz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário