segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Campo Grande e o Brasil

  Existiria alguma semelhança entre o bairro de Campo Grande e o Brasil? Bom, podemos citar alguns fatos. Campo Grande é um bairro populoso, mas não um dos mais povoados, assim como o Brasil. Ou seja, os dois possuem uma grande população absoluta, porém, uma população relativa menor, ou  densidade demográfica (habitantes por Km2). E, segundo pesquisa, Campo Grande, além de ser o bairro mais populoso do município do Rio de Janeiro, seria também o mais populoso do Brasil.
    Um outro fato é que, assim como o Brasil, o bairro da Zona Oeste começou a tomar ares urbanos e consequentemente a perder aspectos rurais entre as décadas de 1960 e 1970, acompanhando o ritmo de seu país.
     No esporte, podemos citar um inusitado amistoso em 1990 entre o Campo Grande Atlético Clube e a Seleção brasileira sub 20, que se preparava para o sul-americano da categoria, vencido pelo Brasil pelo placar de 1x0.
       Mas o que provavelmente pouca gente já prestou atenção é com relação aos mapas de Brasil e o do bairro de Campo Grande. É perceptível como o mapa de Campo Grande, agrupando os bairros adjacentes, se assemelha com o do Brasil de cabeça para baixo, como mostram as imagens abaixo:



Imagens Fontes: Google sites e "O mundo de ponta a cabeça

    Após observar as imagens, certamente nota-se uma relevante semelhança entre as duas, abrindo margem para muitos campograndenses afirmarem que Campo Grande é um verdadeiro "país". Nesse caso, parecido, na forma, com o oficial.

3 comentários:

  1. Postagem bem bacana e muito esclarecedora!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e enriquecedor. Parabéns pela publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sergio. Muito obrigado pela visita ao blog. Um grande abraço e visite sempre.

      Excluir