terça-feira, 27 de agosto de 2019

Campo Grande: dois lados, dois Guanabaras

    Campo Grande, além de ser o bairro mais populoso do Rio de Janeiro, é um dos mais extensos do município, e também exerce uma forte influência nos bairros adjacentes e até em municípios próximos. Não à toa, o bairro que possui título honorário de bairro-cidade, é palco da atuação de três shoppings (com um em uma "ponta" e outro em outra "ponta" da região, e o terceiro no centro), indústrias e um forte comércio e rede de serviços à disposição da população. 
    Um outro exemplo é a presença de dois supermercados Guanabara, um em cada "lado" do bairro. O primeiro localiza-se no chamado centro de Campo Grande, próximo ao Calçadão, sendo inaugurado em 1983. O fato foi registrado pelo Jornal Patropi, como mostra a imagem abaixo:
Fonte: Jornal Patropi. 19 de abril de 1983.

    A seguir, um trecho da reportagem que registrou a inauguração: "A comunidade de Campo Grande está de parabéns com a inauguração dia 13 de mais nova filial do Supermercado Guanabara situado à Rua Aurélio de Figueiredo, próximo à Rodoviária de Campo Grande, com amplo estacionamento para 250 carros... A nova filial foi abençoada pelo padre Arturo que em nome da comunidade de Campo Grande desejou que ali fosse mais um empreendimento onde a fraternidade imperasse entre funcionários, clientes e diretores... Após a inauguração a direção do Supermercado Guanabara recepcionou aos fornecedores, funcionários das demais filiais autoridades locais, com um coquetel realizado no Campo Grande AC..."
    Já o segundo, localizado na estrada Rio do A, foi inaugurado em 01 de setembro de 2018, com uma estrutura mais diversificada, contendo um formato parecido com um shopping, com lojas, praça de alimentação, e estacionamento com aproximadamente 500 vagas, distribuídas em 2 andares, além de uma estrutura de trânsito, com a presença de orientadores, colocação de placas e inclusive mudanças provocadas nas vias próximas ao supermercado.
     Assim, constata-se mais um episódio da evolução econômica, estrutural e comercial de Campo Grande, refletindo diretamente na região e na população. 

Imagem referente à inauguração do Supermercado Guanabara em 1983, em Campo Grande. 
Fonte: Jornal Patropi, 19 de abril de 1983.

Fonte consultada: Jornal Patropi, 19 de abril de 1983.
Pesquisa: Carlos Eduardo e Daniele Ferraz.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário